Entre as diversas formas de aprender a investir dinheiro do zero, você pode utilizar de recursos físicos e virtuais, tais como livros, postagens de blogs, vídeos; e também participar de cursos, eventos, e explorar a rede de contatos que você tem.
Muitos querem, mas nem todos sabem como aprender a investir dinheiro do zero. A verdade é que há diversas práticas simples que você pode adotar para isso, tais como ler livros, blogs e artigos sobre o tema, consumir recursos audiovisuais como vídeos no YouTube e participar de cursos.
Somadas a essas, existem outras tantas ações que você pode trazer para sua rotina que, certamente, ajudarão muito a entender como funciona o mercado de investimentos, desde os primeiros passos.
Então, não se preocupe! Mesmo que você seja uma pessoa totalmente leiga quando o assunto é investimento, fique sabendo que é muito fácil aprender e começar a investir do zero.
Quer saber como? Basta continuar esta leitura!
Neste artigo, você aprenderá:
- as cinco melhores sugestões de como aprender a investir o dinheiro do zero;
- como investir no tesouro direto;
- como investir em criptomoedas.
Como aprender a investir dinheiro do zero? 5 sugestões!
Para começar seu processo de aprendizagem para investir do zero, as melhores práticas e estratégias que valem a pena ser adotadas são:
- leia livros sobre o tema;
- participe de cursos;
- aproveite os recursos online;
- explore seu networking;
- pratique o aprendizado contínuo.
1. Leia livros sobre o tema
Livros sobre finanças e investimentos são ótimas maneiras de começar sua jornada de conhecimento nesse mercado.
Especialmente se você é da turma dos leitores assíduos, já pode lançar mão de títulos sobre o tema e aproveitar os momentos livres para aprender como melhorar sua vida financeira.
Para deixar essa possibilidade mais fácil para você, separamos alguns dos livros mais interessantes e populares:
- O Poder da Educação Financeira, Robert Kiyosaki
- Quem pensa enriquece, Napoleon Hill
- A Psicologia Financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade, Morgan Housel
2. Participe de cursos
Em uma pesquisa rápida pela internet, você consegue encontrar vários cursos sobre investimento, inclusive até mesmo alguns gratuitos.
Nesse contexto, há também a opção de aulas presenciais e online, bem como de períodos variados, indo dos mais simples de poucos dias, até os mais completos, de alguns meses.
Para saber qual escolher, você pode considerar critérios como:
- alinhamento do tema do curso ao que você pretende aprender;
- credibilidade da entidade de ensino;
- tempo de duração de valores;
- nível de conhecimento se será acrescido à sua jornada.
3. Aproveite os recursos online
Vídeos no YouTube, podcasts, conteúdos divulgados em redes sociais são exemplos de recursos digitais que merecem estar na lista de como aprender a investir dinheiro do zero.
Fáceis de serem consumidos, os conteúdos de áudio e vídeo são ferramentas de aprendizado dinâmicas que tornam a compreensão dos temas mais simples — o que é ótimo quando o assunto é sobre investimentos, que tende a ser um assunto bastante complexo.
Dica! Sobre essa forma de aprendizado, temos um artigo que ajudará bastante você. Confira! “Quais os melhores podcasts de investimento? Lista com 10 sugestões para você aprender muito!“
4. Explore seu networking
Tem um amigo ou familiar que costuma investir? Então, que tal aproveitar para “trocar algumas ideias” com essa pessoa?
Ouvir quem já passou pela fase do investimento do zero por ser bem interessante, visto que ela já tem um certo nível de experiência que pode ajudar você a não cometer (tantos) erros de iniciante.
Partindo desse princípio, também vale muito a pena participar de fóruns online e grupos virtuais que mesclam a participação de especialistas, profissionais da área e pessoas que estão iniciando suas jornadas neste mercado.
5. Pratique o aprendizado contínuo
E fechando nossa lista de sugestões de como aprender a investir dinheiro, é fundamental citarmos que o aprendizado sobre esse assunto deve ser contínuo. O motivo é que o ramo de investimentos está sempre passando por mudanças.
De tempos em tempos, novos tipos e estratégias de aplicações surgem, juros e taxas modificam, assim como regras e outros critérios.
Manter a atualização é uma das melhores formas de saber como agir, onde investir seu dinheiro e como aproveitar as melhores oportunidades de rentabilidade.
O que fazer após aprender como investir do zero?
Ficou claro como aprender a investir dinheiro? Agora, tanto conhecimento não pode ficar guardado, certo? Então, o passo seguinte é colocá-lo em prática!
Para ajudar você, trouxemos dois exemplos de investimentos, que são o Tesouro Direto e as criptomoedas. Confira como investir em cada um deles.
Como investir no Tesouro Direto?
O investimento em Tesouro Direto pode ser feito por meio de bancos ou corretoras habilitadas. Ao se cadastrar em uma dessas entidades, basta transferir o valor que será investido e escolher os títulos.
Caso prefira, também pode fazer esse processo diretamente na plataforma oficial do Tesouro Direto.
Aqui, vale lembrarmos que esse é um tipo de investimento no qual você “empresta” dinheiro para o governo, que devolve a você após um determinado período, acrescido de juros.
Como investir em criptomoedas?
O investimento em criptomoedas consiste no processo de compra e venda desses ativos. A lucratividade é obtida pela diferença de valor entre uma operação e outra. Isto é, você compra a moeda digital por um preço e vende depois por um valor maior.
Para fazer essa operação, você pode contar com os serviços de uma exchange, como a Bitso — na verdade, a Bitso é muito mais que uma corretora, é uma plataforma completa de soluções em cripto!
Além dos mais de 50 ativos digitais que oferecemos, um dos nossos maiores diferenciais é a segurança.
Somos uma empresa com licença DLT concedida pela Comissão de Serviços Financeiros de Gibraltar (GFSC), uma das reguladoras financeiras mais inovadoras do mundo. Por isso, todas as nossas operações seguem os princípios da GFSC.
Monitoramos e eliminamos vulnerabilidades nos nossos sistemas de segurança diariamente, passamos por auditorias de entidades externas e avaliações de risco para garantir a segurança da custódia dos fundos dos nossos clientes.
Agora que você sabe como aprender a investir dinheiro, e um pouquinho mais sobre a Bitso, que tal começar seu investimento em criptomoedas?
Baixe agora mesmo nosso aplicativo, disponível para Android e iOS, e confira com é simples e seguro fazer parte desse universo com a ajuda da nossa plataforma.