Sabemos que muitos investidores têm medo da famosa volatilidade do mercado cripto. Mas, em vez de deixar que ela te desanime, queremos que você também conheça as boas oportunidades de investimento que ela pode trazer!
Os preços das principais moedas digitais podem disparar em poucas horas e, da mesma forma, despencar. Essa oscilação brusca de preços pode ser preocupante para algumas pessoas, mas, na verdade, a volatilidade pode ser uma ferramenta valiosa para quem tem estratégias de investimento bem definidas.
Continue lendo para descobrir como usar as flutuações do mercado cripto a seu favor.
O que é a volatilidade de mercado?
A volatilidade de mercado se refere à rapidez com que os preços de um ativo sobem e descem. Ela é influenciada por vários fatores, como fatos importantes da indústria financeira, avanços tecnológicos, regulações governamentais e até mesmo eventos macroeconômicos mundiais. Essa característica do mercado cripto pode ser um desafio, mas quem já tem experiência em investir sabe que a volatilidade também pode oferecer oportunidades únicas.
Como lidar com a volatilidade do mercado cripto
As criptomoedas são voláteis a curto prazo, mas isso não deve ser motivo para deixar de investir nelas. Quando entendemos que a volatidade não é um problema, mas sim uma parte intrínseca ao mercado cripto, esse é o primeiro passo para traçar uma estratégia eficaz.
Ter uma visão de longo prazo pode ser uma boa tática para tirar máximo proveito das variações de preço das criptos.
Veja abaixo como vale a pena ter paciência ao investir em criptomoedas:
Existem algumas estratégias e ferramentas que você pode usar para lidar com a volatilidade do mercado e fazê-la trabalhar a seu favor.
Veja alguns exemplos:
Investimentos em intervalos regulares
A DCA (Dollar-Cost Averaging), ou média do custo em dólares, é uma estratégia comprovada de investimento de longo prazo. Ela consiste em investir um valor fixo em um ativo específico com regularidade para amenizar o impacto da volatilidade do mercado no portfólio. Por exemplo, se você investir o mesmo valor todo mês em uma cripto, vai acabar pagando o preço médio dela durante o período em que investiu, independentemente de suas oscilações de preço. Assim, é mais provável que você tenha um bom retorno sobre o investimento, sem a tensão e a dificuldade de ter que monitorar o mercado o tempo inteiro.
Diversificação da wallet
Distribuir seus investimentos entre várias criptomoedas também pode ajudar a diminuir o impacto negativo da volatilidade de mercado. Com uma wallet diversificada, você pode se beneficiar do rendimento das criptos em alta, compensando possíveis perdas com as que estão em baixa.
Na Bitso, contamos com mais de 50 criptomoedas, incluindo stablecoins pareadas ao dólar, euro ou ouro, que dão maior estabilidade à sua estratégia.
Análise de mercado
Por fim, lembre-se de sempre ficar de olho no mercado. Nossos gráficos, widgets, postagens do blog e muitos outros sites especializados em cripto são ótimas fontes de informação. Eles podem te ajudar a identificar padrões e tendências que indiquem possíveis flutuações nos preços das criptos. Assim, você poderá tomar decisões para usar a volatilidade a seu favor.
Na Bitso, suas criptomoedas estão sempre em segurança. Não deixe que a volatilidade de mercado te impeça de investir e ganhar mais.
Abra o app da Bitso e aproveite tudo o que ele tem a oferecer. É muito fácil e seguro.