Por Daniel Vogel, CEO & Co-Fundador da Bitso
Estamos todos tentando processar o que se passa esta semana com a confiança, transparência e gestão de risco em toda a indústria de criptomoedas, e eu gostaria de compartilhar a minha opinião sobre a situação atual do mercado, bem como o que estamos fazendo na Bitso para garantir a segurança das nossas operações e dos fundos dos nossos clientes.
Fundamos a Bitso em 2014 após o colapso do Mt Gox e, como resultado, o núcleo do nosso DNA é manter a segurança dos fundos dos nossos clientes. Sacrificamos um crescimento mais rápido por priorizar a segurança – uma decisão que veio com contrapartidas, mas da qual não me arrependo. O nosso DNA e os valores da nossa empresa me permitem dizer hoje que todos os fundos dos nossos clientes estão sob a nossa custódia e a salvo de qualquer risco de liquidez ou de crédito, mesmo que viéssemos a assistir a um contágio contínuo na indústria.
Temos uma reputação de 8 anos mantendo os fundos dos nossos clientes a salvo. Ao longo dos anos, construímos tecnologia, processos e estratégias para operar de forma segura, confiável e transparente. Quando a empresa começou, não havia clareza regulamentar ou licenças para o segmento de criptomoedas. No entanto, decidimos nos auto-regulamentar seguindo as melhores práticas. Em 2018, nos tornamos uma das poucas empresas no mundo e a primeira empresa na América Latina a obter uma licença para custódia e comércio de cripto. Mais detalhes sobre a nossa licença estão disponíveis aqui.
Hoje temos uma operação regulada de ponta a ponta onde contamos com diferentes licenças em cada uma das jurisdições onde atendemos aos clientes. Todas as nossas licenças implicam uma fiscalização constante de diferentes reguladores e de terceiros em todo o mundo, por meio de auditorias.
Nunca fizemos nada com os fundos dos nossos clientes, a menos que nos solicitem explicitamente. Este é o caso do nosso produto que gera rendimentos, o Bitso+, no qual levamos a nossa gestão de risco muito a sério. A nossa estratégia está focada na avaliação das condições do mercado, dos nossos parceiros e na tomada das decisões necessárias para, mais uma vez, manter a segurança dos fundos dos nossos clientes. Conscientes das condições fluidas do mercado, temos atualmente 100% dos fundos de Bitso+ dos nossos clientes na Bitso. Portanto, 0% dos fundos dos nossos clientes têm exposição, direta ou indiretamente, à FTX/Alameda ou FTT.
Por fim, visando proporcionar transparência adicional a vocês, nossos clientes, todos os nossos fundos são armazenados em contas multisig ou utilizando cálculo multipartidário. Gerimos um sistema em três camadas que consiste em carteiras hot, warm e cold, e as chaves estão geograficamente distribuídas por diferentes jurisdições.
Este é um momento difícil e triste para a indústria e, especialmente, para aqueles diretamente afetados pelo não cumprimento da FTX. Como já fizemos no passado, defendemos que todas as empresas do mercado dêem o exemplo e sejam bons cidadãos da revolução crypto.
Na Bitso, continuaremos a estabelecer os padrões da indústria em matéria de regulamentação, transparência e gestão de riscos e nos comprometemos a continuar a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para proteger os nossos clientes.