Como é um site seguro para comprar criptomoedas? 5 critérios que não podem faltar!

Site seguro para comprar criptomoedas

Como você define um site seguro para comprar criptomoedas? Um que peça o registro de senhas fortes, que conte com selos de segurança, ou outra característica?

Antes de fazermos essa análise sobre essa questão que acabamos de levantar, vamos lembrar que, nos primórdios da internet, as páginas web eram mais voltadas para diversão e para divulgação de notícias.

Porém, com a transformação digital pela qual os setores passaram (e continuam passando), a realização das mais variadas transações financeiras se tornaram comuns e parte do dia a dia de todo mundo, incluindo pessoas físicas e pessoas jurídicas.

A questão é que, apesar de ser algo bastante prático — por exemplo, transferir dinheiro e pagar contas sem precisar sair da frente do computador — é essencial se atentar às camadas de segurança oferecidas na web, a fim de evitar sérios transtornos e até prejuízos financeiros.

Pensando em ajudar você com esse cuidado, decidimos falar o que se entende por um site seguro para comprar criptomoedas. A ideia aqui é apresentar quais critérios não podem faltar nas plataformas que oferecem esse serviço e, desse modo, contribuir para mitigar os riscos que podem surgir em movimentações realizadas pela internet.

Quer saber como se proteger e conseguir comprar e vender ativos digitais tranquilamente? Então continue a leitura deste artigo!

O que se entende por um site seguro para comprar criptomoedas? 

Um site seguro para comprar criptomoedas é aquele que oferece aos seus usuários todas as camadas de segurança que forem possíveis, a fim de evitar transtornos derivados da sua utilização.

Para transtornos que podem acontecer ao usar uma página da internet para esse fim, estamos nos referindo a situações como:

  • vazamento de dados pessoais;
  • furto de senhas;
  • resgate indevido de criptoativos.

Ou seja, tudo o que pode fazer uma pessoa perder acesso à sua conta ou mesmo as criptos que têm guardadas naquela exchange.

Infelizmente, o número de indivíduos que usa a web para aplicar golpes ainda é muito grande. Seja por falha nas páginas, seja por descuido de quem a está utilizando, é fácil encontrar relatos de pessoas que perderam valores significativos dessa forma.

Uma boa maneira de evitar isso é justamente verificando quais são as camadas de segurança oferecidas pela plataforma. No caso de um site seguro para comprar criptomoedas, é esperado que ele tenha, no mínimo:

  • certificado SSL;
  • URL correta;
  • selos de segurança;
  • informações de contato;
  • autenticação de dois fatores.

Certificado SSL

O certificado SSL, sigla para Secure Sockets Layer, pode ser definido com um protocolo de segurança que criptografa e protege as informações transacionadas em uma página web.

Identificá-lo é extremamente fácil, basta verificar se o endereço web começa com “https”. Caso inicie apenas com “http”, sem o “s” que significa “secure”, é um indicativo que aquele site não conta com essa certificação.

URL correta

E já que você está verificando o endereço do site, vale a pena “ler” ele inteiro e analisar se não tem nada suspeito.

Por exemplo, grafia errada e letras trocadas por número podem ser indicativos de se tratar de uma página falsa que, por mais perfeita e autêntica que pareça, pode ter sido criada por golpistas para se apropriar indevidamente de dados e valores.

Vamos usar o endereço da Bitso como exemplo. Para entrar na sua conta, a URL certa é: https://bitso.com/login — olha o certificado SSL aí! Agora, se estiver algo como https://bits0.com/login, https://bItso.com/login, ou variações desse tipo, corre que é cilada!

Selos de segurança

Os selos de segurança são certificados apresentados em sites que comprovam se tratar de um ambiente seguro para navegação e realização de transações.

Os tipos de selos de segurança utilizados são compatíveis com o ramo de atuação da empresa. Por isso, pode acontecer de você encontrar um modelo em um site e um diferente em outro.

Mas não basta ter a imagem do selo na página, é preciso confirmar se aquela certificação é mesmo real ou não. Uma forma de fazer isso é clicando sobre o selo de segurança. Os verdadeiros mostram informações do certificador e, alguns, podem direcionar para uma página externa que comprova a credibilidade.

Informações de contato

Corretoras de criptomoedas confiáveis apresentam em algum ponto das suas páginas informações de conta. Seja telefone, e-mail, redes sociais, ou outro canal, é essencial que o cliente tenha uma forma de entrar em contato caso precise.

No que se refere ao e-mail, vale ter mais um ponto de atenção: confira se é um endereço de e-mail corporativo ou não. 

Os corporativos são aqueles cujo final é o nome da empresa, por exemplo “@bitso.com”, e que comprovam ligação com a organização. Caso não seja, é outro fator que pode sugerir se tratar de uma página falsa.

Autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é uma camada extra de segurança que exige do titular de uma conta web a apresentação de informações de acesso além da senha.

O modelo de autenticação difere de site para site, bem como de aplicativo para aplicativo, sendo os mais comuns:

  • envio de código SMS para ser digitado na página;
  • informação de um token (conjunto de números e/ou letras);
  • inserção de um PIN;
  • entrada de uma segunda senha.

Ou seja, para conseguir fazer login na conta, além de digitar a senha é preciso informar esse novo dado o qual, geralmente, é enviado para o e-mail ou celular do titular. Isso significa que, para uma pessoa não autorizada acessar a conta, não basta ter login e senha, é preciso, também, ter acesso a essa outra forma de verificação.

Sugestão! Aproveite e assista a este vídeo sobre golpes em criptomoeda, como reconhecer e evitar:

Golpes em criptomoedas: como reconhecer e evitar

Dica de site seguro para comprar criptomoedas! 

Com base nesses parâmetros, fica muito mais fácil para você identificar um site seguro para comprar, vender e guardar as suas criptomoedas, não é mesmo?

E se quiser ir direto para um que atende a todos esses critérios, acesse agora mesmo o site da Bitso!

Além de oferecer todas essas camadas de segurança, a Bitso também tem licença para a custódia de criptomoedas regulada pela Comissão de Serviços Financeiros de Gibraltar (GFSC). 

Isso quer dizer que é preciso seguir padrões rigorosos de segurança impostos por esse órgão para que essa licença seja mantida. Ou seja, você pode negociar e guardar as suas criptos com total tranquilidade.

Confira, agora mesmo, como é fácil abrir a sua conta na Bitso!

Como começar com Bitcoin e outras criptomoedas na Bitso

O Time Bitso é formado por especialistas em criptomoedas, garantindo informações seguras e precisas sobre o mundo cripto.