Criptoinvestidor é uma pessoa que aplica dinheiro na compra de criptomoedas com o objetivo de vendê-las posteriormente, a fim de obter lucro nessa operação.
O conceito parece bastante simples, não é mesmo? Afinal, o próprio nome já dá uma boa ideia sobre ao que o termo se refere.
Mas será que, na prática, é tão fácil assim se tornar um investidor em criptomoedas? A resposta para essa pergunta é: depende. Bem, na verdade, depende do ponto de vista.
Considerando o processo de compra e venda de criptos, ele é bastante simples e rápido — por exemplo, na Bitso, você pode fazer isso de qualquer lugar, pelo nosso site ou aplicativo.
Porém, trazendo isso para um cenário de busca de rentabilidade — que é o que todo investidor deseja — é essencial conhecer ao menos um pouco sobre a moeda digital que se quer adquirir para negociar posteriormente.
No caso, estamos nos referindo a entender o funcionamento do ativo, suas movimentações e volatilidade, para qual finalidade ele pode ser usado, entre outras questões relacionadas.
Ao ter esse conhecimento mais aprofundado, diminuem-se as chances de perdas financeiras ao negociar suas moedas digitais, e você pode até se tornar um investidor de criptomoedas de sucesso. Já pensou nisso?
Se achou essa possibilidade interessante, siga a leitura deste artigo e confira sete dicas de como se tornar um criptoinvestidor!
O que faz um investidor em criptomoedas?
Um investidor em criptomoedas, ou criptoinvestidor, é uma pessoa que aplica capital na compra de ativos digitais.
Essa definição pode ser usada para descrever indivíduos que só fazem esse tipo de investimento, e também para aqueles que diversificam a carteira de aplicações, mas que têm moedas digitais nela.
Assim como comentamos logo no início, a ideia por trás desse tipo de investimento é obter lucros, ao longo do tempo, com a diferença de preço entre o momento da compra e o de venda do ativo digital.
“Mas dá dinheiro investir em criptomoedas?“. Essa pergunta passou pela sua mente agora? Então, vamos respondê-la: o objetivo de uma negociação de criptoativos é obter rentabilidade. Entretanto, é um tanto imprudente afirmarmos que isso realmente acontecerá.
O principal motivo é devido à volatilidade das moedas digitais, condição que joga o preço para cima e para baixo a qualquer tempo, e sem nenhum aviso. Inclusive, essa variação pode acontecer várias vezes em um mesmo dia.
Também por isso, dissemos que é tão importante conhecer bem as características do ativo digital antes de trazê-lo para sua carteira, pois isso diminui as chances de perdas financeiras.
Exemplos de criptoinvestidores
Porém, entretanto, todavia, se investir em criptomoedas não fosse um negócio interessante, não teria tanta gente fazendo isso, concorda?
Tanto que, se listarmos alguns nomes de criptoinvestidores, você verá nessa lista muitas pessoas famosas — incluindo milionárias e bilionárias — que sabem muito bem trabalhar o dinheiro que têm.
Segundo a Forbes, entre os exemplos de pessoas que enriqueceram no mundo das criptomoedas estão os gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss, mais conhecidos por serem os “inimigos universitários” de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.
De acordo com a publicação, os irmãos Winklevoss começaram a comprar Bitcoin em 2012. Desde então, diversificam suas carteiras com outras moedas digitais.
Mas, além deles, podemos citar também famosos que aportam em Bitcoin e outras criptos, tais como:
- Gisele Bündchen;
- Roberto Justus;
- Kanye West;
- Ashton Kutcher;
- 50Cent;
- Mike Tyson;
- Elon Musk — vamos combinar que é praticamente impossível falar de investidores em criptomoedas sem citá-lo, não é verdade?
Sobre ele, aproveite e leia também o artigo: “7 tuítes de Elon Musk que moveram o mercado e seus reflexos“
Como se tornar um criptoinvestidor?
Mas a pergunta que não quer calar é: como se tornar um criptoinvestidor? Para isso, há algumas boas práticas que você pode adotar.
Entre as mais relevantes que ajudarão você nessa jornada estão:
- faça um curso de criptomoedas para iniciantes: com isso, você terá as bases necessários para entender o funcionamento desse mercado, as particularidades de diversas criptos, e outras diretrizes que ajudarão em suas tomadas de decisão;
- ouça podcasts sobre criptomoedas: que são uma ótima maneira de inserir o aprendizado sobre o tema no seu dia a dia;
- siga os principais influencers de criptomoedas: e aproveite o tempo nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece nesse mercado;
- aprofunde seu conhecimento sobre as criptos que deseja adquirir: quanto mais conhecer o funcionamento das moedas digitais que pretende investir, menores as chances de sofrer perdas financeiras;
- não aplique todo seu dinheiro de um só vez: faça o investimento aos poucos, acompanhe os resultados, e aumente esse percentual conforme sentir mais segurança;
- diversifique entre diferentes ativos digitais: tais como altcoins e stablecoins, a fim de ampliar seu leque de possibilidade de retorno financeiro;
- encontre uma exchange de confiança: que garante processos simples seguros de compra e venda de ativos digitais, e que ofereça diferentes tipos de criptomoedas para compor sua carteira, como a Bitso!
Na verdade, a Bitso é muito mais do que uma exchange. É uma plataforma completa para soluções em cripto, incluindo compra, venda, custódia e muito mais!
Com apenas R$ 25 iniciais, você já pode começar a investir em criptomoedas. São mais de 45 opções para você.
Faça como mais de 6 milhões de pessoas que já confiam na gente e abra sua conta agora mesmo!