O que é a nova economia e quanto ela impacta o seu relacionamento com as empresas?

o que é a nova economia

Você já ouviu falar ou sabe o que é a nova economia? A nova economia pode ser definida como o resultado da mudança pela qual as empresas passaram nos últimos tempos, decorrente do avanço da tecnologia, que afetou diretamente o relacionamento com os consumidores.

Para esse conceito ficar mais compreensível, pense, por exemplo, em como era a sua vida antes da chegada dos aplicativos de delivery de comida, de transporte individual, entre outros semelhantes. Concorda que usar esses serviços era bem mais complicado, ou indo mais longe, muitos sequer existiam?

As inovações tecnológicas fizeram com que os negócios passassem por um considerável e impactante processo de transformação digital. Isso, por sua vez, também alterou a maneira como os clientes se comportam perante as marcas tornando-as mais conscientes sobre seus padrões de consumo e escolhas.

O uso cada dia mais amplo da tecnologia e da internet deu poder aos consumidores, que se tornaram mais presentes nesse relacionamento, mas também muito mais exigentes.

Por conta disso, já não bastava mais para as empresas criarem e oferecerem bons produtos e serviços. Se tornou extremamente necessário que essas soluções realmente fossem compatíveis com as atuais necessidades e expectativas das pessoas, para além da relação exclusiva entre clientes e empresas. 

Ou seja, saber o que é a nova economia também é uma maneira de entender o que você pode esperar das marcas com as quais se relaciona, e dos produtos e serviços oferecidos pelos mais variados segmentos de agora em diante

Que tal conhecer um pouco mais sobre esse tema? Então convidamos você a continuar a leitura deste artigo. Vai valer a pena!

O que é a nova economia e como ela surgiu?

Dando continuidade à nossa explicação sobre o que é a nova economia, trata-se do reflexo das mudanças trazidas pelo avanço da tecnologia, as quais modificaram a maneira como as empresas atuam, o comportamento dos consumidores, e o relacionamento entre ambos.

Esse conceito foi citado pela primeira vez no artigo “The New Economy”, do jornalista Charles P. Alexander, publicado na revista americana Time em 30 de maio de 1983. No texto ele diz:

É uma economia de dois níveis marcada por mudanças rápidas e contrastes gritantes. Enquanto as indústrias tradicionais de chaminés estão sofrendo com a concorrência estrangeira, as empresas de alta tecnologia em ascensão estão liderando o mundo em inovação”.  [trecho traduzido]

Com essa explicação, é possível dizer também que a nova economia está totalmente relacionada à transformação digital promovida pela indústria 4.0, que consiste na utilização de recursos tecnológicos modernos e atualizados, a exemplo da Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Big Data, entre outros.

Somado a isso, há também os padrões de consumo que mudaram ao longo dos anos e que levaram a mudanças significativas na forma de atuação das empresas. Por exemplo, o conceito ESG, que exige o atendimento de boas práticas sociais, ambientais e de governança, passou a ser exigido também do grande público.

Uma prova disso vem do relatório “Tendências da experiência do cliente 2021” da Zendesk, empresa de desenvolvimento de software voltado para atendimento ao cliente, o qual revelou que 63% dos clientes querem comprar de empresas que tenham responsabilidade social.

Aqui, é preciso destacar que a tecnologia facilita o acesso das pessoas a informações das empresas e seus modos de trabalho, refletindo na percepção que têm das marcas e a maneira de se relacionar com elas — podendo ser benéfico, ou não, dependendo do que está sendo entregue pela companhia.

Como são os negócios da nova economia?

Outra forma de entender o que é a nova economia é conhecendo o perfil dos negócios que compõem esse ecossistema.

Aqui, vale destacar que esse conceito abriu caminho para a criação de novos modelos empresariais, que se diferenciam consideravelmente dos modelos tradicionais.

Por conta disso, as particularidades e traços da nova economia afetam diretamente o modo de agir e se posicionar das empresas, dando origem a empreendimentos muito mais:

  • criativos;
  • inovadores;
  • escaláveis;
  • responsáveis socialmente.

Criativos

Basicamente, consiste no desenvolvimento e na entrega de algo disruptivo, que realmente causa transformações devido à quebra de padrões que ocasiona. 

Normalmente tem relação com algum bem intangível, a exemplo da oferta de experiências ao invés de um produto palpável.

Inovadores

Não tem como buscar algo novo sem inovar, não é mesmo? 

Por conta disso, os negócios da nova economia estão sempre em busca de desenvolver e oferecer para as pessoas alguma coisa que elas nunca tiveram, mudando seus hábitos, costumes e melhorando o seu dia a dia.

Escaláveis

Uma empresa escalável é aquela que consegue replicar os seus produtos e/ou serviços para milhares ou até milhões de pessoas de maneira rápida, sem que isso gere mais custos. 

Dentro do conceito de nova economia, essa é uma das principais características das companhias que estão atuando dessa forma. Um bom exemplo são as startups, que são escaláveis e visam crescimento exponencial.

Responsáveis socialmente

Ainda, as empresas que fazem parte da nova economia não priorizam apenas a lucratividade que suas soluções podem causar. Antes de pensar e trabalhar para isso, elas consideram quais podem ser as consequências para a obtenção desse resultado.

Na prática, isso quer dizer que seu modelo de atuação pondera sobre o impacto que sua oferta pode gerar nas pessoas, na região onde está, no seu país, no ambiente e no mundo de maneira geral.

Quais são as principais características da nova economia?

Os perfis que acabamos de citar também podem ser vistos como as principais características da nova economia, ou seja:

  • criatividade;
  • inovação;
  • escalabilidade;
  • responsabilidade social.

Porém, citar os seus pilares também é uma forma de caracterizá-la. Sendo assim, alguns dos mais relevantes que você deve conhecer são:

  • ter um propósito que vai além da obtenção de lucro;
  • estabelecer um relacionamento forte e de qualidade com os clientes;
  • manter os consumidores no centro das decisões da marca;
  • buscar formas de verdadeiramente encantar as pessoas e, com isso, as manter fiéis à marca;
  • ser flexível às mudanças de mercado e, especialmente, de comportamento dos consumidores;
  • saber atuar em um ambiente de incerteza;
  • conseguir enxergar oportunidades em meio a crises;
  • estar constantemente em busca de inovações.

Qual o impacto da nova economia no seu dia a dia?

Agora que você sabe o que é a nova economia, deve estar se perguntando: “Mas como isso pode afetar o meu dia a dia?”

Como dissemos, um dos principais fatores que determina a nova economia é manter os clientes no alvo da atuação das marcas. Isso significa que a tendência é que, cada vez mais, os produtos e serviços serão criados de acordo com a necessidade do público-alvo daquela empresa.

Explicando essa ideia com outras palavras, é possível dizer que as chances de você encontrar soluções que realmente vão ao encontro dos seus atuais interesses aumentam, visto que esse tende a ser o objetivo das empresas: atender seus clientes pontualmente e suprir suas carências.

Esse modo de atuação também altera a maneira como os negócios são feitos, já que a opinião e a participação do público passam a ter peso maior nas tomadas de decisão das companhias.

Ou seja, a nova economia é benéfica para as empresas, que conseguem se atualizar e se modernizar, e também para as pessoas, que terão acesso a produtos e serviços atualizados de acordo com os seus interesses.

O que acha de tudo isso? Para você é válido ter acesso a informações como essa? Então continue no blog da Bitso e confira outros artigos com temas tão relevantes quanto este!

O Time Bitso é formado por especialistas em criptomoedas, garantindo informações seguras e precisas sobre o mundo cripto.