Muitos brasileiros já sabem qual a vantagem de investir em criptomoedas — na verdade, mais de 2 milhões de pessoas, segundo dados da Receita Federal divulgados em uma matéria do portal Cointelegraph em junho de 2023.
Esse é um novo recorde de investidores do mercado cripto no Brasil. E, caso você ainda não faça parte desse grupo por não saber quais são os benefícios da criptomoeda, nós apresentaremos todas agora!
Descentralização e segurança são dois benefícios que se destacam. A possibilidade de proteger seu dinheiro de perdas inflacionárias é outro ponto positivo que não pode ficar fora da lista. Transações simples e rápidas também são características que chamam a atenção de investidores. Mas há várias outras!
Quer entender, em detalhes, quais as vantagens da criptomoeda e por quais motivos vale a pena investir nos ativos digitais? Basta seguir a leitura deste artigo!
Qual a vantagem de investir em criptomoedas?
Saber qual a vantagem de investir em criptomoedas começa pelo entendimento de que há mais de um benefício na estratégia financeira. A lista inclui questões como a praticidade e a facilidade das transações, a segurança, a possibilidade de diversificar a carteira de investimentos e muito mais!
A seguir, você confere detalhes de cada uma dessas vantagens e muitas outras, com todos os detalhes!
1. Transações simples, rápidas e mais baratas
Ao contrário do que acontece em outros investimentos, que precisam de um banco ou instituição financeira para acontecerem, no mercado cripto, você não depende de ninguém para dar os primeiros passos.
As transações acontecem de maneira simples e rápida diretamente entre duas pessoas, ou com o suporte de uma exchange de criptomoedas — caminho mais seguro e indicado.
Todas as operações são feitas e registradas em uma rede blockchain, o que confere total segurança aos processos. E, por não ter intermediários, os custos são bem menores do que os praticados em outras aplicações.
Entenda mais sobre como a tecnologia blockchain funciona assistindo a este vídeo:
2. Descentralização e segurança
Já que estamos falando em segurança, tenha em mente que é praticamente impossível falsificar ou alterar uma operação realizada com criptomoedas, pois tudo é criptografado.
Outra importante característica que você precisa conhecer, e que faz parte da lista de qual a vantagem de investir em criptomoedas, é o fato de esses ativos serem descentralizados.
Na prática, significa que não pertencem a nenhum país, governo, entidade, organização ou entidade. Todas as regras e decisões são tomadas pela comunidade que forma a rede blockchain da cripto.
3. Diversificação de investimento
Segundo o portal de dados de criptomoedas Coinmarketcap, já existem mais de 1,8 milhões de tipos diferentes de moedas digitais em todo o mundo.
É claro que nem todas são interessantes para investimento, mas a quantidade deixa claro que você pode (e deve) diversificar suas aplicações em criptos.
Ao fazer isso, tem mais chances de elevar a lucratividade ao aproveitar as oportunidades que cada uma gera.
Entenda mais sobre a estratégia lendo o artigo: “Diversificação de investimentos: uma maneira de correr menos risco e ter mais retorno!“
4. Proteção contra a inflação
Outro ponto positivo que se destaca na lista de qual a vantagem de investir em criptomoedas é a possibilidade de proteger seu dinheiro da inflação.
Ao contrário do que acontece com o Real, moeda fiduciária brasileira, os criptoativos não são impactados pelo índice inflacionário. Logo, se houver perda de valorização do nosso dinheiro, seu investimento em ativos digitais não é atingido.
Confira detalhes de como isso acontece no artigo: “Criptomoedas como proteção contra a inflação: uma possibilidade real!“
5. Operações 24/7
São 22h de um sábado chuvoso. Você está em casa comendo uma pizza, se lembra do Bitcoin Pizza Day e decide investir em criptos. É possível? Sim!
O mercado de criptomoedas funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana, incluindo finais de semana e feriados. Assim, a qualquer momento que você decidir comprar ou vender moedas digitais, pode fazer isso sem nenhum problema.
Quais são os riscos de investir em criptomoedas?
Gostou de saber qual a vantagem de investir em criptomoedas — ou melhor, as vantagens? Porém, como tudo na vida tem dois lados, precisamos mostrar também os possíveis riscos do investimento.
Quanto a isso, os pontos que merecem sua atenção são:
- volatilidade;
- ataques hackers;
- perda das moedas digitais.
1. Volatilidade
A volatilidade é o termo usado para explicar as oscilações nos preços dos ativos. No caso das criptomoedas, essa é uma característica bem marcante.
Diversos fatores influenciam o valor das moedas digitais, a exemplo da demanda e da procura. Como é praticamente impossível afirmar quando uma cripto estará em alta ou em baixa, esse pode ser considerado um risco para os investidores.
2. Ataques hackers
Como comentamos, a tecnologia blockchain é extremamente segura. Porém, os investidores correm o risco de ter suas carteiras digitais invadidas por hackers. Por esse motivo, é fundamental escolher uma wallet confiável e com diferentes camadas de segurança.
Se for usar os serviços de uma exchange, dê preferência para as que oferecem também custódia (guarda). Como as corretoras costumam ter processos rígidos de segurança, suas criptos ficarão mais protegidas.
3. Perda das moedas digitais
Quando falamos em perdas de moedas digitais, também estamos nos referindo às carteiras. Por exemplo, se optar por uma cold wallet, saiba que ela tem formato físico, como um pendrive.
Nesse sentido, se você perder o dispositivo, não tem como recuperar suas moedas digitais, e todo seu investimento será perdido.
Por isso, na hora de escolher onde armazenar suas criptos, considere seu perfil de investidor, sua rotina e até mesmo a quantidade de ativos digitais que tem.
Como o Bitcoin é usado para a reserva de valor?
O Bitcoin é usado para reserva de valor quando a moeda fiduciária é transformada em BTC. Isto é, quando há a compra de certa quantidade de Bitcoin — podendo ser frações — como forma de investimento em médio e longo prazo.
A criptomoeda criada por Satoshi Nakamoto passou a ter essa aplicação especialmente por causa de uma das suas características: a escassez.
O Bitcoin tem uma oferta limitada de 21 milhões de unidades. Assim, entende-se que quanto mais escassa ela ficar, maior será seu valor com o passar do tempo.
Considerando que a BTC é a primeira criptomoeda do mundo (por isso, a mais conhecida), e pelo fato de as moedas digitais serem uma forma de preservar o patrimônio de perdas inflacionárias, a BTC se tornou uma forma alternativa de reserva de valor.
Como investir em criptomoedas? 5 dicas!
O que achou da nossa lista de benefícios de investir em moedas digitais? As vantagens inspiraram você? Então, aqui vão algumas dicas para ajudar a tirar o melhor desse mercado:
- evite transações entre pessoas, principalmente desconhecidas, a fim de se proteger de golpes e fraudes;
- busque por uma exchange segura, com tempo de mercado e com variedade de criptos, pois isso ajudará a proteger e diversificar seu investimento;
- escolha uma carteira de criptomoedas alinhada ao seu objetivo e perfil, analisando todas as camadas de segurança que cercam a wallet;
- procure não investir todo o seu dinheiro de uma só vez. Faça isso conforme compreender melhor esse mercado e tiver mais experiência nas operações;
- estude sobre a moeda digital que pretende investir e busque informações em fontes confiáveis para ficar por dentro de tudo o que acontece no universo das criptomoedas.
Razões para considerar o investimento em criptos não faltam, concorda? Sabia que na Bisto você pode fazer isso de maneira simples, rápida, prática e extremamente segura?
Aproveite que você já sabe qual a vantagem de investir em criptomoedas — ou melhor, as vantagens — e conte com a gente para iniciar sua jornada.
A Bitso é muito mais que uma exchange, é uma plataforma completa com soluções cripto, incluindo compra, venda, custódia e muito mais!
Acesse agora mesmo o site ou baixe o aplicativo e comece a comprar e vender mais de 50 tipos de criptomoedas diferentes!