Se você já está programando sua vida financeira para daqui alguns anos, saber como investir em criptomoedas em longo prazo pode fazer toda a diferença. Afinal, quem não quer diferentes fontes de rendimento, ou mesmo proteger o dinheiro que tem hoje para usar no futuro?
Sim! É isso mesmo que você entendeu: as moedas digitais podem tanto ser usadas como uma forma de investimento quanto como uma maneira de proteger os valores que você tem da inflação.
No primeiro caso, a lucratividade é decorrente de transações de compra e venda, nas quais você adquire uma cripto a um determinado preço e vende depois por um valor mais alto, se beneficiando com a diferença entre os dois montantes.
Na segunda opção, é possível converter os reais em ativos digitais, evitando que suas reservas financeiras se desvalorizem por conta do índice inflacionário, já que o indicador não afeta o mercado cripto.
Porém, é importante você saber que, em ambas as opções, há algumas estratégias e detalhes que você precisa conhecer para extrair o melhor de cada uma.
Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira cinco dicas de como investir em criptomoedas em longo prazo!
Como investir em criptomoedas em longo prazo? 5 dicas
Para você investir em criptomoedas visando o futuro, nossas sugestões são:
- pesquise sobre as criptomoedas mais promissoras;
- analise a proposta das criptos que escolher;
- escolha uma exchange segura para negociar;
- avalie qual carteira para criptomoedas usará;
- aprenda sobre HOLD de criptomoedas.
1. Pesquise sobre as criptomoedas mais promissoras
O mercado de moedas digitais vive em constante mudança. Por isso, de tempos em tempos, a lista com as criptomoedas mais promissoras é atualizada.
Ficar de olho nos nomes eleva as chances de rentabilidade futura. Isso porque, se há promessas em torno da cripto, é sinal de que ela pode ser interessante para investimento em longo prazo, concorda?
E o que faz os ativos digitais serem considerados promissores? Entre os diversos motivos que resultam na qualificação, um que se destaca é a possibilidade de valorização futura. Essa, por sua vez, costuma estar alinhada à escassez e às formas de uso da moeda digital.
Por exemplo, se é um ativo digital com fornecimento limitado, a tendência é se tornar mais caro à medida que a geração de novas unidades diminui ou cessa — como é o caso do Bitcoin, limitado a 21 milhões de unidades.
Quanto às aplicações, se a cripto puder ser usada como meio de pagamento digital, por exemplo, a expectativa é que mais pessoas se interessem por ela com o passar do tempo. Dessa forma, fomentam a chamada “lei de oferta e demanda” e, consequentemente, elevam o seu preço.
2. Analise a proposta das criptos que escolher
E por falar em formas de uso, outra importante dica sobre como investir em criptomoedas em longo prazo é considerar o projeto da moeda digital. Isto é, para qual finalidade o ativo foi criado.
Quanto mais abrangente for o seu uso, maiores as chances de chamar a atenção das pessoas e ganhar espaço no mercado, se tornando mais valorizado com o passar dos anos.
Um bom exemplo é a Ether (ETH), moeda digital nativa da rede Ethereum, usada para o desenvolvimento de aplicativos de finanças descentralizadas, tokens de jogos, negociação de NFTs e mais.
Quanto mais funcionalidades a Ethereum oferecer para os usuários, mais popular e valorizada a Ether se tornará e, por isso, mais interessante de ter na carteira.
Assista a este vídeo e entenda melhor como funciona a rede Ethereum e sua cripto Ether.
3. Escolha uma exchange segura para negociar
Uma coisa é certa: não há como investir em criptomoedas em longo prazo, de maneira segura, sem contar com o suporte de uma exchange de confiança.
Ok, sabemos que você pode comprar e vender criptos diretamente de outra pessoa e guardar as unidades adquiridas em uma carteira. Porém, tenha em mente que as chances de sofrer alguma perda financeira nesse caso são maiores.
O primeiro motivo é que você precisa ter muita certeza de quem está do outro lado negociando para não entrar em esquemas de pirâmide financeira sem perceber, ou mesmo para não pagar por uma moeda digital que nem existe, por exemplo.
No caso das carteiras de criptomoedas, infelizmente, há diversas opções falsas no mercado. Ao usá-las, tudo o que você tem guardado irá para as mãos de pessoas mal-intencionadas, e é impossível reaver seu investimento.
Juntando os dois cenários, o mais interessante é encontrar uma corretora segura, com tempo de mercado e que ofereça também o serviço de custódia (guarda das criptomoedas) — como a Bitso!
Dessa forma, você centraliza todas as suas operações em um único ambiente e se beneficia das camadas de segurança adotadas pela plataforma cripto.
Para ajudar você nessa escolha, confira este artigo: “Exchange de criptomoedas: quais critérios considerar para escolher a melhor?“
4. Avalie qual carteira para criptomoedas usará
Caso prefira usar uma carteira para criptomoedas fora da exchange, pense que, por ser um investimento em longo prazo, suas moedas digitais ficarão guardadas nela por muito tempo. Por esse motivo, é fundamental garantir a segurança do seu patrimônio.
Entre os tipos de carteiras que você pode usar, estão:
- hot wallet ou carteira virtual: ficam conectadas à internet 100% do tempo;
- cold wallet ou carteira fria: são dispositivos físicos, semelhantes a um pen drive, que somente é conectado à internet na hora de usar;
- warm wallet: é uma opção híbrida, pois mescla momentos on-line e off-line.
Cada carteira tem seus pontos positivos e negativos. Para escolher a melhor, considere seu perfil de investidor, sua rotina e estratégias de investimento de longo prazo em moedas digitais.
Dica extra! Temos um vídeo sobre esse assunto que, certamente, ajudará você. Não deixe de assistir!
5. Aprenda sobre HOLD de criptomoedas
Fechando nossa lista de como investir em criptomoedas em longo prazo, é bem importante aprender sobre HOLD de ativos digitais.
HOLD é uma estratégia de investimento que consiste em adquirir um ativo e mantê-lo guardado por um bom tempo.
No caso das criptos, a ideia é comprá-las e deixá-las paradas por tempo indeterminado, até a identificação de um momento propício para colocá-las à venda.
Quer saber como manter investimentos em criptos por um período prolongado usando a abordagem? Então, aproveite que está aqui, no blog da Bitso, e leia agora mesmo o artigo: “Como fazer HOLD de criptomoedas? Confira TUDO sobre essa estratégia de longo prazo“.
E para colocar todos os ensinamentos vistos aqui em prática, abra a sua conta no site da Bitso, ou baixe o aplicativo, disponível para Android e iOS.