O que um ativo cujo símbolo é um cachorro de raça japonesa pode agregar à sua carteira de criptomoedas? É vantajoso aprender como investir em Shiba Inu?
Se você já conhece o fenômeno das meme coins, talvez tenha dúvidas em relação à relevância dos ativos, incluindo se é vantajoso comprá-los.
O projeto Shiba Inu e seu token SHIB foram lançados em 2020, na rede Ethereum. O criador (ou grupo de desenvolvedores) se identificou usando o pseudônimo de “Ryoshi”.
Apesar da moeda digital não solucionar nenhum problema específico na realidade e ser um ativo digital especulativo, o baixo custo pode ser um fator interessante (embora sem garantias) para quem aposta com foco em curto prazo.
Nesse sentido, o Shiba Inu, principal rival da Dogecoin, outra “moeda meme” famosa do mercado cripto, se desdobrou em novos projetos dentro do seu ecossistema para aumentar a relevância do ativo e, consequentemente, impulsionar sua valorização no mercado.
Quer aprender como alocar recursos em Shiba Inu de forma eficaz? Continue a leitura do artigo e veja o passo a passo para investir via exchange de criptomoedas, motivos para apostar no token SHIB e o veredito se vale a pena.
Como comprar Shiba Inu no Brasil?
Para comprar Shiba Inu no Brasil, o primeiro passo é escolher uma exchange segura para abrir uma conta pessoal. A Bitso é uma opção de plataforma confiável, que dá acesso a mais de 50 criptomoedas, incluindo a Shiba Inu e outras meme coins do mercado cripto!
Como investir em Shiba Inu?
O processo de investir em Shiba Inu pode ser feito por dois caminhos: usando uma plataforma de criptomoedas ou negociando diretamente com outra pessoa, método chamado de P2P trade.
A diferença entre as duas opções é que, via exchange, você tem a segurança de comprar os ativos e armazená-los em sua carteira, sem nenhum risco de perda.
Já negociando com outro “peer”, é preciso ter bastante confiança no parceiro para que, ao efetuar o pagamento, ele realmente transfira os tokens SHIB para a sua carteira digital.
Priorizando o método mais seguro, explicamos o passo a passo de como investir em Shiba Inu usando a plataforma da Bitso. Confira!
1. Crie uma conta na plataforma
O primeiro passo é criar uma conta na Bitso para ter acesso à plataforma. Você pode fazer isso acessando o site ou baixando o aplicativo, disponível para iOS e Android.
Basta informar e-mail, criar uma senha forte e aceitar os termos e condições de responsabilidade e risco sobre cripto e privacidade para começar.
Depois, é necessário acessar o e-mail cadastrado para pegar o código de verificação e configurar o PIN mobile de 6 dígitos para proteger a sua conta. Em poucos minutos, você estará seguramente registrado na plataforma.
2. Faça um depósito para ativar a conta
Para investir em Shiba Inu e outras criptos, o próximo passo é fazer um depósito em real na sua conta, via Pix ou transferência (TED). É com o saldo que você fará sua primeira compra na Bitso.
A quantia mínima para começar a operar na Bitso é de R$ 25. À medida que a sua estratégia se aprimorar, o controle de gastos será mais preciso e você poderá depositar valores maiores ou menores conforme o planejamento.
Confira no vídeo abaixo como é o passo a passo para depositar na sua conta Bitso:
3. Conheça mais sobre o ativo antes de investir
Agora que você já configurou o meio para investir em Shiba Inu, é importante conhecer mais sobre a categoria de ativo, qual a sua situação atual e as notícias que estão circulando no mercado.
Listamos alguns artigos do nosso blog que vão te ajudar a conhecer melhor a meme coin:
- Criptomoeda Shiba Inu: o que esperar do token do cachorrinho?
- Quais são as criptomoedas que valem centavos? Conheça as + vantajosas
- Baby Doge vs Doge Coin vs Shiba Inu: entenda as diferenças
4. Comece a comprar SHIB
Pronto! Esse é o passo a passo de como investir em Shiba Inu e você pode segui-lo para qualquer criptomoeda do seu interesse.
No mercado cripto, ser um comprador interessado e antenado sobre as tendências e oscilações do mercado é o que ajuda a tomar decisões assertivas na hora de comprar novas moedas digitais.
Ativos como o Shiba Inu que são bastante especulativos, novos e com valorização repentina, exigem ainda mais cuidado.
3 motivos para investir em Shiba Inu
Além das dicas para investir em Shiba Inu do passo a passo acima, listamos alguns motivos pelos quais o ativo pode ser interessante. Lembrando que seu perfil de investidor funciona como um guia na hora de escolher um ativo. Confira!
1. Investimento inicial baixo
O valor do token SHIB é menor que 1 centavo. No momento em que este artigo foi redigido, em agosto de 2023, a cotação estava R$ 0,00004221 para ser mais exato.
Portanto, o investimento de entrada não é alto para esta categoria de ativo, diferente do Bitcoin, que exige um valor muito maior. A rentabilidade não é garantida, mas o fator ajuda a controlar os gastos e a gerenciar eventuais perdas.
2. Potencial de crescimento o projeto
Apesar da Shiba Inu ser um meme coin e não atender a um objetivo específico, os desenvolvedores estão investindo em novos projetos para o ecossistema, a fim de aumentar a relevância e o interesse pelo ativo.
O projeto conta com outros dois tokens secundários, o LEASH e o BONE, uma exchange descentralizada (DEX), chamada Shiba Swap e, futuramente, a criação de um metaverso, o ‘SHIB: The Metaverse’.
3. Estar baseada na rede Ethereum
O SHIB é um token ERC-20, o que significa que opera na rede Ethereum, um blockchain criado justamente para hospedar projetos descentralizados, facilitando sua implementação e expansão.
O fato contribui para o crescimento do ecossistema Shiba Inu e, consequentemente, para a valorização do ativo, conforme for ganhando relevância no mercado.
Afinal, vale a pena ter Shiba Inu na carteira?
Essa resposta não está escrita em pedra, pois a decisão de investir em Shiba Inu depende do seu perfil de investidor e do seu planejamento financeiro.
O ativo não tem fundamentos sólidos, não propõe uma solução direta e sua valorização é especulativa, baseando-se muito no efeito viral que motivou a sua criação.
Comparado a outros ativos consolidados, o risco da Shiba Inu é maior. Se o seu foco com investimentos é em longo prazo e sua prioridade é segurança, o ativo não é a melhor opção.
Porém, se você tem um perfil arrojado e já domina as manobras para operar em curto prazo no mercado cripto, a SHIB pode ser uma boa oportunidade.
Compre Shiba Inu pela Bitso
Após avaliar seus objetivos, você pode investir em Shiba Inu como estratégia de diversificação, ajudando a reduzir riscos.
Ou seja, você mantém uma carteira com ativos fortes e consolidados, mas separa uma cota menor para ativos mais voláteis e novos enquanto testa seu desempenho. Que tal?
Acesse o site da Bitso ou baixe o aplicativo, disponível para Android e iOS, crie sua conta e junte-se aos mais de 6 milhões de clientes da nossa plataforma.