Cristo Redentor, Corcovado, Pão de Açúcar, praia de Copacabana, Museu do Amanhã. Será que alguns desses pontos turísticos aceitam criptomoedas como meio de pagamento? Bem, esses, propriamente ditos, ainda não, mas se você precisa saber onde usar Bitcoin no Rio de Janeiro, saiba que a lista está crescendo mais a cada dia.
Um dos principais motivos desse crescimento é que o Bitcoin foi criado em 2008 por Satoshi Nakamoto — que, até hoje, ninguém sabe quem é — com o objetivo de ser um ativo 100% digital que atenderia a necessidade da criação de um sistema de pagamento eletrônico criptografado.
Ou seja, basicamente, a BTC foi desenvolvida para ser usada como um meio de pagamento, assim como as demais moedas fiduciárias, e não apenas como uma solução usada para obter lucratividade com transações de compra e venda.
Dessa forma, quanto mais pessoas e empresas entendem seu funcionamento e adquirem confiança nessa criptomoeda, mais a sua forma de utilização aumenta. Por conta disso, fica cada dia mais comum encontrar lugares que aceitam esse ativo digital como meio de pagamento.
Assim, se você precisa saber onde usar Bitcoin no Rio de Janeiro, prepare-se para a surpresa, porque de supermercado a metrô, são vários os estabelecimentos que já estão trabalhando com a primeira moeda digital do mundo! Confira agora mesmo!
Afinal, onde usar Bitcoin no Rio de Janeiro?
Vamos direto ao assunto! Se você tem curiosidade de saber onde usar Bitcoin no Rio de Janeiro, os lugares são:
Rede de supermercado
A rede varejista Oásis Supermercado, localizada em Rio das Ostras, no litoral norte do Rio de Janeiro, desde 2018 aceita não apenas a BTC como forma de pagamento, mas também Litecoin e Bitcoin Cash, diretamente nos caixas.
Metrô
Desde 2020, os usuários do metrô do Rio de Janeiro, que têm criptomoedas e querem usá-las no dia a dia, não precisam mais comprar bilhetes para usar esse transporte público.
Em parceria firmada com a MasterCard, é possível pagar a passagem de metrô em qualquer uma das 41 estações com cartão de débito ou de crédito que conte com a tecnologia NFC.
IPTU
Em 25 de março de 2022, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou oficialmente que, a partir de 2023, os moradores da cidade poderão pagar o IPTU dos seus imóveis com criptomoedas.
A notícia foi divulgada durante o evento chamado “Criptoatividade Carioca” que, entre outros objetivos, visa posicionar o Rio de Janeiro como a primeira cidade do Brasil a aceitar criptoativos como meio de pagamento de impostos.
Vale destacar que a prefeitura não manterá as moedas digitais em sua posse. Por meio de parcerias firmadas com empresas de tecnologia especializadas em conversão de criptoativos, os valores recebidos serão transformados em Real.
A expectativa é que, nos próximos anos, outros tributos e serviços, a exemplo dos táxis, também possam ser pagos com Bitcoin e outras criptomoedas.
Clube de assinatura de vinhos
A Wine é um clube de assinatura de vinhos que conta com mais de 15 lojas físicas, sendo uma no Leblon e uma na Barra da Tijuca. Em abril de 2022, a marca anunciou que aceitará também o Bitcoin como meio de pagamento.
Inicialmente, o uso da BTC está disponível apenas para as compras e assinaturas feitas pelo aplicativo, mas, em breve, deve se estender também para o site. Destacando que mesmo as aquisições feitas nas lojas físicas têm a sua maioria geradas pelo app da Wine.
Serviço de buffet
Outro lugar que entra na lista de onde usar Bitcoin no Rio de Janeiro é o Paladare Soluções Gastronômicas. Nesse serviço de buffet é possível comemorar aniversários, batizados, noivados, casamentos, chá de bebê, entre diversos outros eventos, os quais podem ser pagos com BTC, entre outras criptomoedas.
Restaurante
Também há restaurante no Rio de Janeiro que aceita Bitcoins, que é o Crypto Kitchen, do chef brasileiro Rafa Costa e Silva. Além de contar com uma temática baseada no universo cripto, o espaço aceita pagamento com BTC e outras criptomoedas.
O Crypto Kitchen, previsto para inaugurar em julho de 2022, também contará com um espaço para exposições de arte em NFTs.
Quais as vantagens e desvantagens de usar BTC como meio de pagamento?
Agora que você sabe onde usar Bitcoin no Rio de Janeiro, basta analisar os pontos positivos e negativos de usar essa criptomoeda como meio de pagamento antes de ir às compras, concorda?
Uma das vantagens que mais se destaca é o fato que as transações com BTC dispensam intermediários, o que já não acontece com pagamentos feitos com cartão, por exemplo, que exigem diversos agentes envolvidos.
Por conta disso, os custos operacionais tendem a ser bem menores, o que pode refletir diretamente no preço final cobrado do cliente.
Já no que se refere às desvantagens, a volatilidade é a que mais se destaca. Visto que os preços das criptomoedas sobem e descem muito rapidamente e sem qualquer aviso, isso pode afetar o poder de compra de quem pretende usá-las como meio de pagamento.
E como ter Bitcoin na carteira para poder usar dessa forma?
Com tantos lugares no Rio de Janeiro que já estão aceitando BTC como meio de pagamento, quem ainda não tem essa moeda digital na carteira, certamente, vai querer ter.
Se você é uma dessas pessoas, saiba que pode comprar Bitcoin e altcoins de maneira fácil, rápida, prática e totalmente segura, começando com apenas R$ 25.
A Bitso é uma exchange internacional de criptomoedas na qual você pode realizar a compra e a venda de mais de 30 tokens e criptomoedas diferentes, diretamente pelo site ou aplicativo, tais como:
- Ether (ETH);
- Litecoin (LTC);
- Solana (SOL);
- Cardano (ADA);
- Chiliz (CHZ);
- Shiba Inu (SHIB);
- Dogecoin (DOGE).
Além disso, a Bitso também oferece o serviço de custódia, o que significa que é possível fazer todas as transações e ainda guardar seus criptoativos no mesmo lugar.
E por que a Bitso é confiável? Pelos seguintes motivos:
- a plataforma é segura, transparente e fácil de usar;
- conta com vários canais de comunicação, como as redes sociais e a Central de Ajuda;
- a equipe é expert no mundo dos ativos digitais;
- é a única exchange que conta com licença para a custódia de criptomoedas regulada pela Comissão de Serviços Financeiros de Gibraltar (GFSC), o que exige que sejam cumpridos rigorosos padrões de segurança em todas as operações.
Temos certeza que você não quer perder tudo isso, não é mesmo? Então acesse o site Bitso e abra agora mesmo a sua conta. E aliás, você tem um negócio no Rio de Janeiro que aceita Bitcoin e não está na nossa lista? Deixe um comentário abaixo e iremos adicioná-lo!