O conceito e a estrutura de blockchain criou um novo mecanismo para realizar operações financeiras digitais como o Bitcoin e, depois, a Ethereum revolucionou o universo cripto facilitando novas criações. Projetos como o TRON surgiram ampliando os setores envolvidos com criptoativos. Mas, afinal, o que é TRON?
Esse projeto aproveita a dinâmica de funcionamento da blockchain para estimular a criação de novos conteúdos de entretenimento digital. Continue lendo este artigo e saiba:
- O que é TRON?
- Como surgiu o projeto?
- O que é e como funciona o token TRX?
- Quais as vantagens e diferenças para outras moedas digitais?
Boa leitura!
O que é TRON?
A TRON é uma rede descentralizada que permite a criação e o desenvolvimento de projetos também descentralizados voltados para o setor de entretenimento digital.
A plataforma é um meio moderno de distribuição de conteúdo onde são criados jogos e universos digitais utilizando a tecnologia blockchain como base.
Essa estrutura viabiliza o fechamento de smart contracts, que são contratos digitais com as cláusulas e regras da operação financeira a ser realizada. No momento em que uma transação é aprovada, a rede começa a processá-las de acordo com as exigências previstas.
Dessa forma, a TRON foi projetada para conseguir dar suporte a um volume de negociações e transações grande, o que torna o ambiente rápido, seguro e muito atrativo.
Como surgiu o projeto?
O projeto da TRON surgiu em 2017 e foi criado pelo CEO Justin Sun. O escritório da TRON Foundation fica em Pequim, na China, e possui mais de 100 funcionários. De acordo com Sun, um escritório da empresa deve ser aberto em breve em São Francisco, nos Estados Unidos.
O principal objetivo da TRON é descentralizar o mercado de criação de conteúdo, facilitando a geração, o armazenamento e a distribuição.
Para facilitar o trabalho dos produtores de conteúdo, a empresa adquiriu em 2018 as plataformas BitTorrent e µTorrent, que são programas para compartilhamentos de arquivos.
Com isso, o ecossistema da TRON consegue oferecer uma boa performance em quesitos essenciais como alta capacidade de executar transações (o TPS da rede TRON já é maior que o do Bitcoin e Ethereum), alta disponibilidade e escalabilidade.
Dessa forma, os dados circulam gratuitamente e não são controlados pela plataforma, dando mais liberdade para desenvolvedores investirem em suas criações.
O que é e como funciona o token TRX?
Agora que você sabe o que é TRON, outro detalhe interessante da rede é que ela possui a sua própria moeda digital, um token chamado TRX ou Tronix.
Um token é um tipo de ativo digital construído sobre uma infraestrutura existente, ou seja, ele funciona dentro de uma blockchain já estabelecida.
O exemplo mais conhecido nesse sentido é a rede Ethereum. Nesse caso, a TRON é considerada uma concorrente direta, permitindo a criação de DApps (aplicativos descentralizados) de mídias digitais e conteúdos.
No momento em que este artigo foi escrito, já existiam no mercado mais de 400 milhões de unidades de TRX com um valor de mercado agregado de mais de US$ 5 bilhões.
Todos os projetos existentes dentro do ecossistema da TRON realizam transações, ou seja, os pagamentos e compras utilizam o token nativo da rede.
Com isso, os desenvolvedores e criadores têm autonomia entre si para conseguirem remuneração pelas suas criações, sem o envolvimento de órgãos reguladores.
Ao contrário do Bitcoin, por exemplo, que pode ser minerado, o token TRX é adquirido por meio da compra. Os usuários também têm a opção de juntar tokens para auxiliar na validação das transações na rede.
Várias exchanges de criptomoedas já oferecem esse criptomativo em seu portfólio, facilitando a inserção de novos usuários.
Quais as vantagens do TRX e diferenças para outras moedas digitais?
Quando se trata do universo das criptomoedas e de ativos digitais é importante não esquecer que esse é um mercado bastante volátil. Em outras palavras, o valor dos ativos varia bastante.
Então, o seu perfil de investidor e os riscos que você está disposto a correr sempre vão influenciar na escolha de comprar ou não um criptoativo como o token TRX da TRON.
Algumas das vantagens oferecidas pelo ecossistema da TRX são:
Valorização do mercado de conteúdo digital
O mercado de conteúdos e mídias digitais é bastante valorizado. Com o destaque dos NFTs em 2021, o desenvolvimento de projetos na área tende a se valorizar ainda mais.
Se esse nicho é interessante para você tanto como comprador quanto desenvolvedor, a TRX é uma moeda vantajosa de ter na sua carteira, pois a TRON é a pioneira na aplicação da tecnologia blockchain para esse mercado.
Transações seguras
As transações são processadas na rede da TRON com um mecanismo chamado de delegated proof-of-stake, no qual os usuários obtém um benefício chamado de TRON Power, que dá direitos de voto para super representantes e permissão de congelamento de tokens TRX para a produção de blocos.
Poder de processamento da plataforma
Ter uma rede com vários usuários e uma capacidade de processamento alta é o objetivo de toda blockchain. A TRON garante sua performance tanto em processamento de operações por segundo (TPS) quanto em escalabilidade para suportar cada vez mais novos usuários e projetos.
Operações mais ágeis
O mecanismo que garante a segurança e o poder de processamento dentro da TRON também viabilizam a agilidade do sistema.
A capacidade de concluir transações por segundo (indicador TPS), de acordo com o site da própria TRON, já é maior que o das redes Bitcoin e Ethereum em operações diárias.
A diferença da TRX para outras criptomoedas é que ela é utilizada dentro de um ecossistema específico, atendendo um propósito também específico que é a distribuição de conteúdo.
Então, os usuários interessados nesse nicho podem criar um patrimônio de TRX para negociar com outros criadores e apostar em bons projetos digitais.
Mantenha seus ativos seguros
Assim como qualquer criptomoedas, os tokens também seguem a dinâmica do mercado e seu valor varia de acordo com oferta e demanda.
O TRX já alcançou um pico de valorização de 1.000% desde que foi lançado. Então, é importante acompanhar o mercado para avaliar a movimentação da cotação.
Para fazer transações seguras, procure uma exchange de criptomoedas (ou corretora) que é a responsável por possibilitar a compra, venda e armazenamento de criptoativos.
A Bitso é uma exchange de criptomoedas internacional que permite fazer transações em poucos minutos e com muita segurança.
Acesse agora mesmo o site da Bitso ou baixe o app, disponível para Android e iOS, crie a sua conta e junte-se aos mais de 4 milhões de clientes da nossa plataforma.
Quer ficar expert no mundo das cripto? No Blog da Bitso, você tem acesso fácil a esse tipo de informação e muito mais relacionado ao mundo das criptomoedas.