A compra e venda de ativos no mercado financeiro, seja na bolsa de valores ou em uma blockchain, exige conhecimento sobre estratégia, métodos de análise e indicadores para verificar as tendências. As nuvens de Ichimoku são uma das principais metodologias aplicadas no trading. Mas você sabe como funciona o Ichimoku?
Esse método ajuda a analisar o mercado no qual um trader está atuando e colocando o seu dinheiro por meio de precisões para o futuro e também de análises do passado.
A ideia é acompanhar as projeções do gráfico para identificar as variações e definir o momento certo de comprar ou vender.
Quer entender como funciona o Ichimoku e como a metodologia é aplicada no mercado de criptomoedas? Continue lendo o artigo e aprenda.
O que são as nuvens de Ichimoku?
As nuvens de Ichimoku são uma metodologia de análise utilizada para fazer previsões sobre as tendências para o futuro, momentum e dinâmica de um determinado mercado.
O método foi criado pelo japonês Goichi Hosoda na década de 1930. Porém, o Ichimoku só foi publicado em 1969, após anos de aperfeiçoamento do sistema por seu criador.
Hoje, as nuvens de Ichimoku são uma das ferramentas mais utilizadas pelos traders para melhorar as chances de acertar nas tomadas de decisão, especialmente em mercados de ativos voláteis como o das criptomoedas.
Como funciona o Ichimoku?
Olhando o gráfico acima parece que entender como funciona o Ichimoku não é uma tarefa fácil. Mesmo não sendo uma ferramenta para iniciantes, o método fica mais claro uma vez que se conhece seus elementos.
Um gráfico das nuvens de Ichimoku possui cinco linhas principais:
1. Tenkan-sen ou linha de conversão
Representa a média da faixa alta-baixa de 9 dias/períodos (máximo e mínima, dividida por dois).
2. Kijun-sen ou linha de base
É a média da faixa de alta-baixa de 26 dias/períodos.
3. Senkou Span A ou linha do intervalo principal A
Marca o ponto médio entre a linha de conversão e a linha de base para o intervalo de 26 períodos no futuro, formando a parte superior do limite da nuvem.
4. Senkou Span B ou linha do intervalo principal B
Define o ponto médio entre o máximo e o mínimo do intervalo de 52 períodos (aproximadamente dois meses) para o intervalo de 26 períodos no futuro, formando o limite inferior da nuvem.
5. Chikou span ou linha de atraso
Mostra os níveis de fechamento mapeados em 26 dias no passado.
O foco do sistema de Ichimoku é nos pontos de máximo e máximo do período que está sendo analisado para gerar a média da faixa alta-baixa.
A nuvem é o espaço formado entre as linhas principais A e B e é o ponto mais importante para entender como funciona o Ichimoku. Para facilitar a interpretação, as nuvens são marcadas de verde quando a Senkou Span A é maior que a Senkou Span B e de vermelho quando for o contrário.
Então, quando uma oportunidade de compra e venda está sendo avaliada a referência é a nuvem, sua cor e se a linha que mostra a cotação da criptomoeda, por exemplo, está acima ou abaixo dos limites que a compõem.
Como utilizar esse método no mercado de criptomoedas?
No sistema original, os números 9, 26 e 52 correspondem respectivamente a uma semana, um mês e dois meses aproximadamente — a definição foi baseada no horário comercial japonês que costumava incluir o sábado.
No mercado das criptomoedas, a configuração do Ichimoku é alterada por alguns traders para que o acompanhamento das variações seja feito durante as 24 horas, os 7 dias da semana. Dessa forma, os números passam para 10, 30, 60 dias ou para 20, 60 e 120 dias.
Os mais puristas em relação ao formato original consideram que esticar muito as margens de análise pode gerar resultados falsos, pois prejudicam a execução do sistema.
Considerando que as criptomoedas são voláteis, ou seja, seu preço pode variar bastante em um curto intervalo de tempo, pode não ser interessante utilizar o método considerando períodos muito grandes.
Quais são os resultados da análise de Ichimoku?
Outro detalhe importante de como funciona o Ichimoku são os resultados gerados das combinações dos elementos no gráfico, que são classificados em dois grupos:
- Sinais de momentum (momentum signals);
- Sinais de tendência (trend-following signals).
Sinais de momentum
Para analisar se os sinais de momentum são de alta ou de baixa, é preciso observar no gráfico a linha de base (Kijun-sen), a linha de conversão (Tenkan-sen) e o preço de mercado.
Na alta, uma ou as duas linhas de conversão e o preço de mercado estão oscilando acima da linha de base. Na baixa, as duas linhas de conversão e o preço de mercado estão movimentando abaixo da linha de base.
Se a linha de conversão e de base se cruzar em algum ponto, é formado um cruzamento TK.
Sinais de tendência
Já os sinais de tendência levam em consideração a cor das nuvens de Ichimoku (que depende da posição das linhas principais A e B) e a posição da linha que indica o preço de mercado em comparação à nuvem.
Quando a linha de preço está acima das nuvens, a tendência é de que o ativo ou criptomoeda esteja em alta. Quando a variação de preço está abaixo das nuvens, a tendência é baixa.
Se os preços do ativo estiverem paralelos ao da nuvem, a tendência é classificada como neutra ou plana.
Para que a análise seja ainda mais precisa, é considerado também se a posição da linha de atraso (Chikou span) no gráfico está acima ou abaixo do preço de mercado, reforçando a tendência de alta ou baixa.
Invista em conhecimento para ser estratégico
Aprender como funciona o Ichimoku é um passo importante, principalmente, para quem deseja fazer apostas mais avançadas no mercado de criptomoedas.
Mas para começar com segurança, primeiro, é importante procurar uma exchange de criptomoedas (ou corretora) que é a responsável por possibilitar a compra, venda e armazenamento de criptoativos.
A Bitso é uma exchange de criptomoedas internacional que permite fazer transações em poucos minutos e com muita segurança.
A partir de R$ 25, você pode começar a explorar o mundo dos ativos digitais hoje mesmo. Como fazer isso? Acesse agora mesmo o site da Bitso ou baixe o app, disponível para Android e iOS, crie a sua conta e junte-se aos mais de 4 milhões de clientes da nossa plataforma.
Quer ficar expert no mundo das cripto? No Blog da Bitso, você tem acesso fácil a esse tipo de informação e muito mais relacionado ao mundo das criptomoedas.