Teoria de Wyckoff: o que é e como funciona o método?

teoria-de-wyckoff

Fazer previsões no mercado financeiro não é algo que traders e investidores costumam executar sem a ajuda de uma metodologia. A teoria de Wyckoff é um desses métodos que auxiliam nas análises de técnicas para identificar tendências de alta ou queda de um ativo.

Isso é necessário por causa da volatilidade de algumas áreas como o mercado de criptomoedas em que os preços podem aumentar e diminuir em um intervalo de tempo pequeno.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Dessa forma, é preciso saber se antecipar a cada evento para conseguir vender suas moedas digitais quando o mercado está em alta. Igualmente, é importante aprender como evitar perdas quando o movimento do mercado não está favorável.

É justamente isso que a teoria de Wyckoff ensina aos traders do mercado que desejam melhorar sua performance e potencializar seus ganhos.

Continue a leitura do artigo e entenda como funciona a teoria de Wyckoff.

O que é teoria de Wyckoff?

A teoria de Wyckoff é um método que utiliza um conjunto de princípios, ferramentas e estratégias que permite que os traders analisem o mercado e tomem decisões baseadas em informações confiáveis e não sejam movidos pela emoção.

O objetivo é reduzir os riscos de perda e aumentar as chances de sucesso, adquirindo ativos que podem gerar um bom retorno, caso o investidor queira vendê-lo no futuro. 

A metodologia foi criada na década de 1930 por Richard Wyckoff que é reconhecido, assim como outros teóricos, pela sua contribuição na análise técnica moderna.

Como funciona a teoria de Wyckoff?

Para entender como a teoria de Wyckoff funciona, o primeiro passo é saber quais são os fundamentos deste método. São eles:

  • as três leis: a da Oferta e da Procura, a da causa e efeito e a do esforço x resultado;
  • os diagramas de acumulação e distribuição.

As 3 leis da teoria de Wyckoff

O ponto de partida da teoria de Wyckoff são as três leis que analisam os movimentos do mercado e que dão uma visão para os traders sobre as tendências. São elas:

Lei da oferta e da procura

Na lei da oferta e da procura, o movimento de compra e venda é determinado pela demanda. Quando ela é maior que a oferta, os preços aumentam. Por outro lado, quando a demanda diminui, os preços também caem. 

A demanda e a oferta podem se equiparar não afetando os preços. No mercado de criptomoedas, indica que o ativo em questão está em um momento de baixa volatilidade.

Então, o preço de uma criptomoeda pode ser comparado com o volume de oferta para que os traders decidam como agir.

Lei de causa e efeito 

Seguindo a teoria de Wyckoff, a lei de causa e efeito destaca que o aumento ou diminuição da demanda vem de uma causa anterior, ou seja, não existe aleatoriedade no mercado.

Com isso, o efeito de uma tendência de alta (mais oferta) de um ativo é causado por um período de acumulação (menos demanda, ou seja, poucas pessoas querendo vender). Esse movimento abre caminho para uma tendência de baixa (muita demanda de venda), começando um período de distribuição (menos oferta).

Lei do esforço x resultado

A lei do esforço x resultado é baseada nas oscilações de preço e no volume de negociações sendo executadas. Se esses fatores estiverem em equilíbrio (esforço), a tendência se mantém. Agora, se um fica maior que o outro, a tendência pode mudar de direção (resultado).

Diagramas de acumulação e distribuição

A teoria sobre cada uma das leis acima é colocada em prática na análise dos diagramas de acumulação e distribuição da teoria de Wyckoff.

O movimento de acúmulo e distribuição acontece quando o mercado está mais propício a vendas e quando ele não está.

De forma geral, existem quatro movimentos do mercado que vão se alternando conforme os ativos se movimentam no mercado. São eles: 

  • acumulação;
  • tendência de alta;
  • distribuição;
  • tendência de baixa.

Isso significa que depois de uma fase de acumulação, acontece uma tendência de alta, onde há mais oferta para venda. Depois da fase de distribuição com boas compras finalizadas, a tendência é de baixa, gerando uma nova fase de acumulação. 

Esse movimento é cíclico e os diagramas de acumulação e distribuição serão a base para analisar quando as tendências começarão a aparecer e o que elas favorecem.

Com o tempo e experiência, os traders ficam mais alinhados com os movimentos de um determinado ativo e sabem se antecipar às tendências do mercado, preparando uma estratégia eficiente tanto para compra quanto para venda. 

Como utilizar esse método em 5 passos?

Para utilizar a teoria de Wyckoff na prática, o próprio criador estabeleceu cinco passos para que a parte teórica seja aplicada corretamente. Confira:

1. Determine qual é a tendência

Um bom trader sabe identificar qual é a tendência atual no momento antes de iniciar suas operações no mercado, analisando qual direcionamento a relação de oferta vs. demanda está tomando. 

2. Relevância do ativo negociado

O próximo passo é verificar como o ativo que se pretende negociar se comporta na atual configuração do mercado e se isso aumenta ou diminui sua relevância.

3. Escolha ativos com causas fortes

Para que valha a pena entrar em uma negociação arriscada para obter uma boa recompensa (efeito), é preciso que sua tendência no mercado (causa) seja forte para aumentar as chances de sucesso.

4. Analise a probabilidade de alterações de curso

No momento em que um trader entra no mercado, a fase de distribuição pode estar quase terminando, o que vai se encaminhar para uma tendência de baixa. Então, é importante analisar o que o momento  está sugerindo e executar pequenos testes antes de fazer operações maiores. 

5. Escolha o momento certo para entrar no mercado

Timing é tudo. Especialmente em mercados voláteis como o das criptomoedas. Então, é válido comparar o seu ativo específico com o mercado como um todo para checar quais padrões predominam.

Conhecimento é a base do sucesso no mercado mercado

A teoria de Wyckoff ajuda a tomar decisões mais racionais e com base em fatores lógicos, colocando a emoção de lado. Isso significa menos riscos e mais chances de fechar negociações de sucesso.

Essa dinâmica vale para o mercado tradicional e para o novo mercado de criptomoedas. Já pensou em apostar nas moedas digitais?

Para começar com segurança, procure uma exchange de criptomoedas (ou corretora) que é a responsável por possibilitar a compra, venda e armazenamento de criptoativos.

A Bitso é uma exchange de criptomoedas internacional que permite fazer transações em poucos minutos e com muita segurança.

A partir de R$ 25, você pode começar a explorar o mundo dos ativos digitais hoje mesmo. Como fazer isso? Acesse agora mesmo o site da Bitso ou baixe o app, disponível para Android e iOS, crie a sua conta e junte-se aos mais de 4 milhões de clientes da nossa plataforma.

Quer ficar expert no mundo das cripto? No Blog da Bitso, você tem acesso fácil a esse tipo de informação e muito mais relacionado ao mundo das criptomoedas.

O Time Bitso é formado por especialistas em criptomoedas, garantindo informações seguras e precisas sobre o mundo cripto.