Com tantos estímulos vindos principalmente da internet, cada vez mais jovens vão em busca de alternativas de como ganhar dinheiro na adolescência.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Mesmo ainda sendo menores de idade, a vontade de ter o próprio dinheiro, montar um negócio ou simplesmente poder comprar algo que deseja inspira muitos adolescentes.
A influenciadora Jade Picon impactou o público quando afirmou que ficou independente financeiramente aos 13 anos. Embora seja uma idade precoce para chegar nessa posição, os especialistas afirmam que não houve uma independência de fato, mas sim autonomia financeira.
Isso significa que, provavelmente, Jade não dependia dos pais para pagar suas contas ou comprar o que queria. E essa autonomia está ao alcance de todos.
A independência financeira, por outro lado, vem com o tempo e acontece quando uma pessoa tem um patrimônio próprio que gera os recursos que bancam suas necessidades.
Buscar autonomia desde cedo pode contribuir para uma educação financeira melhor e para ter mais domínio sobre o próprio dinheiro, sendo menos impulsivo no consumo.
Está em busca de como juntar dinheiro na adolescência ou quer ajudar alguém a ganhar dinheiro? Veja as opções que separamos neste post e que podem ser feitas com supervisão.
5 dicas de como ganhar dinheiro na adolescência
É importante destacar que qualquer trabalho para juntar dinheiro na adolescência deve ser supervisionado pelos pais ou por um adulto responsável.
Isso porque algumas opções como pequenos investimentos, por exemplo, não podem ser feitas por menores de idade. Além disso, para atividades onlines é importante dar orientações sobre segurança, sigilo das informações, como identificar abordagens perigosas de terceiros, etc.
Muitas formas de ganhar dinheiro na adolescência começam como hobbie e podem se tornar um trabalho no futuro. Então, investir tempo em alguma delas pode abrir portas para uma carreira na área.
Veja abaixo uma lista de opções para juntar dinheiro na adolescência fáceis de começar:
1. Dar aulas particulares para colegas
Uma maneira simples de ganhar dinheiro na adolescência é dar aulas particulares ou em grupo para colegas de escola.
Tem facilidade em alguma matéria como matemática ou inglês? Então, aproveite esse domínio do conteúdo e monte grupos ou ofereça aulas individuais para colegas que precisam de reforço.
Além de divulgar o trabalho na escola onde estuda, também é válido pedir para os amigos indicarem outras pessoas. Assim, fica fácil organizar os dias e horários das aulas, o local e formas de pagamento, etc.
Aprender a fazer um controle financeiro pessoal é importante para contabilizar os lucros do trabalho com as aulas.
2. Buscar oportunidades como ‘Jovem aprendiz’
A partir dos 14 anos, a legislação brasileira permite que adolescentes entrem no programa ‘Jovem aprendiz’, cujo objetivo é qualificar jovens para o mercado de trabalho.
De empresas ao comércio, as oportunidades variam de cidade para cidade. É importante destacar que para entrar no programa é preciso do consentimento dos pais ou de um adulto responsável.
Essa opção de ganhar dinheiro na adolescência ajuda a desenvolver responsabilidade, a conciliar horários com estudos e a gerenciar a própria conta bancária.
No site Aprendiz Legal, dá para pesquisar oportunidades de trabalhos de acordo com o estado e aprender como se candidatar a uma vaga.
3. Vender itens usados
Outra oportunidade de ganhar dinheiro na adolescência é vendendo itens usados pela internet. Videogame, jogos, brinquedos em geral, revista em quadrinhos, roupas, entre outros itens.
Também é preciso contar com o apoio de um responsável para vender por meio de plataformas confiáveis como os marketplaces da Amazon ou do Mercado Livre, entre outros.
As redes sociais são ótimos canais para divulgar os produtos e fechar mais vendas, principalmente se os itens estiverem em bom estado.
É importante ter atenção redobrada com a venda na internet, pois muitas pessoas aplicam golpes se passando por clientes e pedindo para mover o item para outra plataforma.
Então, conheça os requisitos do site onde você escolhe vender e organize a forma de checagem dos pagamentos para evitar compras falsas.
4. Participar de programas de afiliados
Se não tiver itens usados para vender, outra opção para ganhar dinheiro na adolescência é participando de programas de afiliados.
Nesse tipo de programa, os afiliados são aqueles que divulgam os infoprodutos de outras pessoas e recebem uma comissão por cada venda fechada.
Os infoprodutos são cursos, aulas online, mentorias, e-books, serviços de assinatura, etc. Existem oportunidades em vários nichos, então, dá para escolher o que você tem mais interesse.
Conheça alguns programas no vídeo abaixo:
5. Ser gamer profissional
Se tem um nicho que atrai os jovens, é o de games. Nos últimos anos, se popularizou bastante o stream de jogos online e surgiram figuras conhecidas como Alexandre “Gaules” Borba e Alan “Alanzoka” Ferreira.
Então, se você gosta de jogos e é bom em algum nicho, existem algumas alternativas de monetizar o tempo em frente ao computador e ganhar dinheiro na adolescência.
Ter uma conta na Twitch é o primeiro passo para fazer streams das partidas. Colocar as sessões dos jogos no Youtube na íntegra ou cortes dos melhores momentos também é uma alternativa para monetizar.
Além de jogar, outras estratégias para ganhar relevância neste nicho é:
- criar tutoriais;
- montar guias de passo a passo de jogos que estão em alta;
- fazer reviews de jogos do momento;
- dar dicas de estratégias e tipos de jogos nas redes sociais, etc.
Como é uma área concorrida, ser um bom comunicador, além de um jogador habilidoso ajuda a aproveitar os momentos de lazer para juntar dinheiro na adolescência.
Conheça novas alternativas do mercado
Todas as alternativas acima de como ganhar dinheiro na adolescência precisam do apoio dos pais ou responsáveis. Aqueles que fazem investimentos e buscam por novas formas de movimentar o próprio dinheiro, também podem incluir os filhos e ensinar sobre opções atuais.
O mercado de ativos digitais é uma das apostas para diversificar as movimentações financeiras. Para começar com segurança, é importante procurar uma exchange de criptomoedas (ou corretora) que é a responsável por possibilitar a compra, venda e armazenamento de criptoativos.
Como menores de idade não podem fazer investimentos por conta própria, os pais são os responsáveis por gerenciar todos os investimentos, inclusive os que envolvem criptomoedas.
A Bitso é uma exchange de criptomoedas internacional que permite fazer transações em poucos minutos e com muita segurança.
Você pode começar a explorar o mundo dos ativos digitais hoje mesmo. Como fazer isso? Acesse agora mesmo o site da Bitso ou baixe o app, disponível para Android e iOS, crie a sua conta e junte-se aos mais de 4 milhões de clientes da nossa plataforma.
Quer ficar expert no mundo das cripto? No Blog da Bitso, você tem acesso fácil a esse tipo de informação e muito mais relacionado ao mundo das criptomoedas.