Muitas pessoas têm dúvidas a respeito de como comprar criptomoedas de forma segura. Esse tipo de questionamento é normal, principalmente pelo fato do mercado de criptoativos ser novo, volátil e não ser controlado por bancos centrais ou qualquer outra instituição.
Por isso, é importante entender todos os passos necessários para realizar a compra e a venda de criptomoedas, pois existem pessoas de má-fé e fraudadores profissionais especializados em aplicar golpes envolvendo criptoativos.
Perigos na hora de comprar criptomoedas
As criptomoedas têm conquistado uma popularidade impressionante nos últimos anos. Para começar a acessar esse universo, é importante estudar e absorver conhecimento, para entender seus riscos e não cair em golpes.
Assim como é comum ouvir histórias de sucesso nesse mercado, também é fácil encontrar pessoas que investiram e acabaram perdendo dinheiro por conta de ações de indivíduos mal intencionados. Por isso, é fundamental ter um entendimento sobre os riscos.
Existem riscos que são inerentes a qualquer tipo de ativo, seja do mercado financeiro tradicional ou do universo cripto. A volatilidade dos mercados, a oscilação dos preços para cima ou para baixo, é um dos fatores que levam algumas pessoas a ganharem ou perderem dinheiro de forma muito rápida. Porém, existem outros riscos que dizem respeito a fatores externos ao mercado, como os ciberataques, por exemplo. Felizmente, é possível reduzir esses riscos com a adoção de boas práticas tais como: manter as carteiras digitais seguras, utilizar a autenticação de dois fatores e manter suas senhas salvas ou guardadas sempre em local seguro
Há ainda outros erros que podem acontecer mesmo quando se trata de comprar criptomoedas de forma segura. Alguns deles são:
- Bolha financeira: termo usado para identificar um ativo ou classes de ativos que adquirem um preço incompatível com seu valor intrínseco; ou seja, o ativo é negociado a um preço muito superior ao seu “preço justo”.
- Mensuração incorreta do risco de algum ativo: este pode ser um erro grave, pois o principal indicador utilizado por quem opera com criptomoedas é a volatilidade. A dica, nesse caso, é diversificar a carteira.
- Excesso de segurança e insegurança do trader: deve-se buscar o máximo de equilíbrio possível no gerenciamento de risco. É possível operar com um controle de risco em cada operação através de uma ordem de Stop-Loss.
- Esperar uma renda fixa: esse objetivo é incompatível com a compra de criptomoedas, pois se trata de um investimento de renda variável. Não há como ter garantia de qualquer tipo de retorno com criptomoedas.
Como comprar criptomoedas de forma segura
As criptomoedas são ativos com um grande potencial de crescimento, mas são voláteis. Elas são uma forma descentralizada de dinheiro digital que elimina a necessidade de intermediários, como governos e bancos.
Por isso, é preciso buscar o máximo de informações sobre o assunto, ler, estudar e ter o conhecimento necessário, pois a grande maioria dos criptoativos apresentam oportunidades e também ameaças.
Mesmo assim, existem meios que podem facilitar a vida de quem está dando seus passos iniciais nesse mercado.
Para comprar criptomoedas seguras, as melhores opções são as corretoras. Elas são conhecidas como exchanges de criptomoedas e fazem a mediação de compra entre você e a moeda.
O indicado é optar por uma corretora de confiança, que ofereça ferramentas e opções para entradas e saídas de posições dos mais variados criptoativos. Ou seja, boa liquidez e bom volume de negociação.
Efetuar a compra de criptomoedas por meio de uma corretora de moedas digitais é o melhor modo de não cair em golpes e problemas na internet. Mas lembre-se de escolher exchanges que ofereçam segurança, acima de tudo – para isso, vale até analisar recomendações de pessoas que já têm conta na corretora em questão.
Para analisar a criptomoedas, confira a capitalização de mercado, entre no site da criptomoeda e faça uma pesquisa aprofundada, sempre procurando a equipe do projeto e outras informações, ok?
Qual a melhor corretora para criptomoedas
As exchanges ou corretoras podem ser centralizadas ou descentralizadas, por isso as dúvidas costumam aparecer com frequência.
As corretoras centralizadas têm o modelo mais tradicional de compra e venda de criptomoedas, como é o caso da Bitso; nesse caso, as exchanges dependem de alguma entidade central. Já as corretoras descentralizadas (DEX) baseiam seus preços em fórmulas matemáticas e sem intermediadores para concretizar a troca.
Para escolher a melhor corretora centralizada, verifique o histórico da empresa e observe se ela cumpre as normas exigidas pelo Brasil. Não deixe de observar também como ela age no caso de problemas com o consumidor.
Feito isso, veja alguns pontos importantes que você deve considerar antes de escolher a melhor exchange de criptomoedas:
- Cheque a filiação: as corretoras de criptomoedas devem ser filiadas à ABC Cripto, uma entidade em prol do desenvolvimento da criptoeconomia no Brasil;
- Verifique a segurança: conheça as práticas de segurança utilizadas para acesso à plataforma, como verificação em duas etapas, exigência de senha forte e outras barreiras implementadas;
- Método de pagamento: verifique quais são os meios utilizados para transferência de recursos;
- Conheça as taxas: é necessário saber quais são as taxas cobradas pela corretora de criptomoedas, para você não ser surpreendido depois. Esses valores precisam estar transparentes para quem usa no dia a dia;
- Confira a liquidez dos ativos: uma corretora com alto volume de negociações indica que é utilizada por muitas pessoas. Por isso, analisar o volume de transações nas últimas 24h é uma boa dica, porque há maior facilidade de obtenção de liquidez dos ativos, ou seja, a facilidade de transformá-lo em dinheiro. Além disso, caso haja integração com demais exchanges internacionais, a liquidez da corretora é maior.
Analise todas essas informações, assim você terá noção se a corretora escolhida é uma boa opção na hora de aplicar os seus investimentos
Diversifique seus investimentos com a Bitso
Agora que você já pôde decidir a melhor corretora de Bitcoin, que tal diversificar sua carteira com criptomoedas?
Conheça a Bitso, uma exchange que faz operações globais para compra, venda e envio de mais de vinte criptomoedas. Aproveite para baixar o app da Bitso e acompanhe o mercado de criptomoedas com opções avançadas!