O que você pensa ao ler alguma notícia a respeito do mercado de cripto? Será que a palavra Bitcoin vem imediatamente na sua cabeça como se fosse líder de um ranking?
Mesmo sem ter certeza sobre a sua resposta, afinal de contas, estamos apenas no início da nossa conversa, podemos apostar que você pensou em Bitcoin. O motivo para isso é simples, algo que já foi trazido em vários de nossos artigos anteriores – aproveite para conhecer o nosso blog! -, correspondendo ao tamanho da popularidade e do valor de mercado do Bitcoin.
Apesar de toda essa grande relevância, quando entramos no assunto mercado de cripto, é necessário pensar fora da caixa, expandindo o nosso horizonte de possibilidades, pois o “céu é o limite” e Bitcoin é uma opção entre milhares de opções possíveis.
O mercado de cripto e sua ampla variedade
Sobre o mercado de cripto, uma questão importante é entender que criptomoedas podem ter diferentes usos e que não existe nenhuma criptomoeda superior às demais. O que existe mesmo é uma grande variedade, ou melhor, um tipo de “cripto-variedade”, cada vez mais forte por causa da adoção de novas tecnologias.
E, ao falar dessa questão, podemos classificar as criptomoedas em dois grupos diferentes: moedas e tokens. Não importa qual seja a cripto – fazendo parte de um mercado com milhares de opções diferentes -, no geral, ou se trata de um token de criptomoeda ou de uma moeda de criptomoeda, algo que veremos a seguir.
Token é um tipo de criptomoeda construída sobre infraestrutura existente, a mais importante e popular talvez seja a blockchain Ethereum. Já no caso da moeda, trata-se de uma moeda nativa de sua própria blockchain, um exemplo é o ETH (criptomoeda nativa da blockchain Ethereum) e o popular Bitcoin (BTC).
Para falar de token é necessário falar da sua variedade de tipos. Os tipos mais comuns de tokens são: tokens de segurança, tokens de governança, tokens utilitários e tokens não fungíveis (as famosas NFTs). Por esses nomes podemos ter uma prévia sobre quais são os seus principais propósitos, entre os quais podemos destacar justamente a utilidade, governança, recompensa e comprovação da propriedade de ativos.
No caso das criptomoedas, para entender o que é, é necessário falar da lógica de funcionamento: um protocolo blockchain no qual uma criptomoeda específica é executada, emitindo suas próprias unidades – a moeda nativa. As moedas de criptos possuem propósitos de uma moeda convencional, pois podem ser usadas como reserva de valor, para transferir dinheiro e também como meio de troca.
Importante destacar que mesmo dentro dos grupos, tanto de moedas quanto de tokens, há diferenças. Cada token e moeda de cripto possuem as suas próprias características e funções.
Então, a essa altura já deu para perceber o tamanho da variedade do mercado de criptomoedas, não é mesmo? Mas calma que, mais do que descobrir a variedade do mercado de criptos, outra questão não será esquecida, qual é a cripto ideal para você?
A importância de saber como escolher a cripto ideal pra você
Qualquer coisa na vida envolve escolhas. No caso de escolher uma criptomoedas, a escolha é mais do que importante, pois envolve ganhos e riscos. Isso é devido, em boa parte, à relação entre cripto de interesse e objetivos traçados por meio da negociação envolvendo essa cripto.
Antes de chegar na moeda ideal, procure responder a seguinte pergunta: pra quê você quer uma cripto? A principal razão para esse tipo de pergunta talvez seja o que acabamos de ver: a variedade do mercado de criptos. Afinal de contas, são inúmeras as possibilidades – como transações, investimentos, poupança, etc – com milhares de criptos no mercado (um total de quase 10 mil criptos diferentes já apresentadas).
Por exemplo, você pode ter interesse em comprar criptos durante uma oferta inicial de moedas (ICO). Nesse caso em particular, é importante saber detalhes sobre o projeto. Isso envolve, evidentemente, as pessoas responsáveis pelo projeto, que devem demonstrar comprometimento e liderança, assim como histórico técnico suficiente para as metas estabelecidas.
Além disso, ainda se tratando de ICO, sempre vale a pena conferir o esquema de negócios (no caso de haver algum) e as características técnicas mais importantes do projeto. Depois disso, o mais indicado é procurar por ideias inovadoras e que possuam boas perspectivas.
Agora, falando de qualquer criptomoeda estabelecida, é importante entender a trajetória dessa cripto no tempo. E se a intenção for a de realizar algum tipo de aplicação? O primeiro passo é verificar a capitalização de mercado. Mas cuidado, o preço do ativo, apesar de possuir um bom grau de importância, não deve ser o único critério para guiar a sua escolha.
Por isso, procure observar a história da cotação da moeda, principalmente mantendo atenção especial sobre a sua estabilidade. Não entendeu direito? A questão é simples e tem base no histórico de quedas na capitalização de mercado. Você percebeu que uma certa criptomoeda mostrou grandes quedas no seu preço em espaços curtos de tempo? O recomendado, a depender dos seus objetivos, é evitar esse tipo de criptomoeda.
A importância de tudo isso está nos resultados, em conseguir concluir com sucesso determinado objetivo, reduzindo riscos e aumentando ganhos.
Critérios de escolha no universo das criptomoedas
Falando sobre recomendação de criptomoeda, o que nos leva até certos critérios, isso depende dos seus objetivos – algo que já comentamos anteriormente -, possuindo uma estreita relação com o tempo. Você está buscando ganhos de longo ou de curto prazo? Saiba que o tipo de ganho que você busca ter com determinada criptomoeda depende do tempo que você está disposto a esperar.
A opção por uma aplicação de longo prazo não envolve necessariamente a expectativa por ganhos gigantescos, mas sim a redução do risco de perdas. Pensando só no caso das criptos, considerando o longo prazo, um bom critério pode ser o de procurar por opções que tenham histórico de estabilidade, sem grande frequência de altos e baixos, com tendência de crescimento ao longo do tempo.
E para ganhos imediatos no curto prazo? Nesse caso, a escolha da criptomoeda precisa envolver um outro critério, a relação de recompensa e risco. Os ganhos que você quer ter compensam os riscos envolvidos? Para esse caso, deve-se observar criptos que tenham mantido liderança recente no mercado. Uma queda nessas criptos pode indicar posterior sequência de recuperação, mas nem sempre, ok?
Não é possível falar em critérios para a escolha de criptomoedas sem lembrar do famoso critério do ranking. Lembrando que esse texto começou fazendo uma pergunta sobre pensar em Bitcoin como se fosse um ranking. Além disso, você se recorda de quando falamos a respeito de verificar a capitalização de mercado? Pois é, uma forma fácil de fazer isso é a partir do ranking de criptomoedas.
A ideia do ranking consiste em mostrar qual é a posição ocupada por uma criptomoeda no mercado. Através do ranking podemos ver não apenas o valor isolado de uma cripto em especial – algo que não teria tanta utilidade em si -, mas também o seu valor relativo, a partir da comparação com os valores de capitalização de mercado apresentados pelas outras criptos.
O cálculo da capitalização de mercado é realizado por meio da multiplicação do preço da criptomoeda com sua oferta circulante em determinado momento. Em bom português, o número de unidades disponíveis em circulação multiplicado pelo preço atual que aparece em alguma tela por aí.
A respeito da classificação do ranking, BTC se mantém na liderança isolada, com quase 50% da capitalização do universo cripto. Esse número oscila entre 40-70%, mas a liderança do Bitcoin ainda não foi ameaçada de forma significativa.
Aliás, se não existe variação em relação a posição de liderança, também é possível estender isso para as outras nove posições, que não costumam apresentar grandes variações.
As dez principais criptos do mercado, que costumam estar disputando a parte de cima do ranking com maiores valores de mercado:
- Bitcoin (BTC);
- Ether (ETH);
- Binance Coin (BNB);
- Cardano (ADA);
- Tether (USDT);
- Solana (SOL);
- Ripple (XRP);
- Polkadot (DOT);
- Dogecoin (DOGE);
- USD Coin (USDC).
Desse ranking as criptos mais conhecidas são a BTC e ETC, com ambas sempre permanecendo no topo do ranking com os maiores valores de mercado. Mesmo assim não podemos nos esquecer das criptos restantes desse top 10, aliás, sugestão que também continua sendo bastante válida para um top 20, 50 ou 100 – algo que vai depender da sua necessidade e dos seus objetivos.
Para exemplificar isso, vamos considerar que você tenha interesse na usabilidade, como em transações mais rápidas e baratas típicas do dia a dia. Nesse caso, duas criptos que não aparecem nesse top 10, mas que sempre costumam figurar entre as vinte ou trinta criptos mais valiosas, são a Litecoin (LTC) e a Bitcoin Cash (BCH). Essas criptos são bem recomendadas para transações do cotidiano.
Se a característica importante for a capacidade de transações por segundo, XRP, em terceiro lugar do top 10 apresentado, pode ser uma boa escolha, dado a sua capacidade de processar 1000 transações por segundo. Como comparativo – para se ter uma ideia da enorme capacidade de transações da cripto XRP -, o BTC, por exemplo, tem a capacidade de processar cerca de 7 transações por segundo.
As stablecoins – como a Tether e USD Coin – aparecem em destaque no ranking, devido ao alto número de transações realizadas com elas, graças a estabilidade no preço conferida pela paridade com o dólar.
Por fim, vale destacar algumas altcoins que tiveram crescimento elevado nos últimos anos, como é o caso da Cardano, Polkadot e Solana. E não podia ficar de fora um meme coin, a Doge, que aparece também em destaque no ranking.
Lembrete importante: a boa informação te ajuda a tomar a melhor decisão!
Sobre esse artigo, destacamos que não se trata de um conselho de investimento, e sim de uma espécie de conversa entre amigos fascinados pelo mundo das criptos e que estão procurando manter uma descontraída conversa a distância. Um desses amigos possui maior conhecimento e experiência sobre o assunto, por isso tenta compartilhar um canal de diálogo, antecipando dúvidas e sugerindo reflexões.
Cada decisão deve passar por uma análise minuciosa das informações importantes que antecedem o momento de compra de uma criptomoeda. Essa análise é pessoal e o conhecimento auxilia na tomada de decisão.
Mas, para você que nos acompanha e que conhece o nosso trabalho, por acaso ficou curioso em como comprar e vender Bitcoin no site da Bitso? Saiba que isso é muito fácil!
O fundamental é entrar na sua conta Bitso com seu email e senha ou, no caso de ainda não estar registrado, pode ficar tranquilo, pois é só abrir uma conta. Depois disso é só depositar em sua conta Bitso e fazer a conversão. Importante observar que você deve ter saldo em reais na sua conta para poder realizar a conversão em criptomoeda. Todo o passo a passo pode ser visto clicando aqui.