Os ciclos de tendência e o movimento do fluxo de dinheiro estimulam o mercado cripto, exigindo atenção de quem coloca dinheiro nessa alternativa. Um dos momentos bastante esperados é o altseason ou alt-season.
Quem entra no mercado de criptoativos é atraído pelo valor das moedas digitais, mas investindo um pouco em conhecimento sobre esse ambiente, é fácil perceber a complexidade das operações.
As moedas digitais são artigos voláteis, pois o mercado do qual fazem parte também é, portanto, as variações entre oferta e demanda vão acontecendo e interferindo na valorização de cada ativo.
Por isso, as temporadas de altseason são muito esperadas, pois os traders conseguem adquirir ativos valorizados e realizar transações vantajosas financeiramente.
Quer entender o que é uma altseason, quanto tempo dura e como se preparar para essa fase do mercado cripto? Continue lendo e entenda em detalhes essa dinâmica.
O que é uma altseason?
Altseason ou alt-season é uma fase do mercado cripto em que a cotação das altcoins valoriza exponencialmente, o que atrai novos participantes simultaneamente na expectativa de aproveitar as oportunidades que o momento está proporcionando.
As altcoins são todas as outras opções de criptomoedas criadas depois do Bitcoin, que é a primeira e mais relevante das moedas digitais, como a Ethereum, Solana, Tether, BNB, entre outros.
Para entender como o mercado cripto chega na altseason, vamos conhecer as fases do fluxo de dinheiro e suas mudanças de foco e a consequente valorização de cada tipo de moeda.
Qual o caminho até a altseason de criptomoedas?
Para entender melhor a jornada até a altseason de criptomoedas, vamos dividi-la em cinco fases que vão mostrar as mudanças de fluxo de dinheiro e como eles causam mudanças.
Fase 1: Bitcoin
O Bitcoin (BTC) é a moeda que possui o maior valor por unidade, ocupando um posto de destaque e equilibrando o mercado. Por isso, quando novos compradores injetam seu dinheiro no BTC, o seu valor de mercado aumenta, afinal, a demanda pela moeda cresceu.
Em um movimento de mudança, chamado de overlap, a Ethereum (ETH) passa a ganhar compradores, mas ainda sem conseguir fazer frente ao Bitcoin. Porém, a sua performance melhora gradualmente.
Fase 2: Ethereum
A fase 2 começa e o fluxo de dinheiro muda de foco quando o Ethereum passa a performar melhor que o BTC, podendo, inclusive superá-lo em algum momento, ficando em primeiro lugar na cotação (flipagem).
Depois, o fluxo de dinheiro começa a mudar para as large caps, que são as altcoins que estão abaixo do ETH e possuem um valor de mercado alto como Solana, Cardano, Tether, entre outras.
Fase 3: Large caps
Nesta fase, o Ethereum continua performando melhor que o Bitcoin, mas o fluxo do dinheiro muda para as large caps que começam a subir na cotação, seguindo um movimento parabólico.
Mesmo sem ter um valor de mercado alto, algumas altcoins com bons fundamentos começam a se sobressair e se valorizar, sinalizando uma nova mudança de fase.
Fase 4: Altseason
Por fim, chegamos à última mudança de fluxo de dinheiro, agora com foco total nas altcoins que tem gráficos com crescimento vertical.
Outros tipos de criptomoedas classificadas como mid caps, low caps e micro caps também começam um movimento parabólico ao mesmo tempo, independentemente dos fundamentos.
A altseason é esse período de grande excitação e otimismo que contagia os compradores. Em que as altcoins superam o BTC e a ETH em performance.
E depois? Bom, após a altseason o fluxo do dinheiro muda novamente e os compradores vão:
- retornar seu dinheiro para compra de Bitcoin (fase 1);
- transformá-lo em stablecoins;
- tirar do mercado, transformando-o em moeda fiat.
Quanto tempo dura a altseason?
A duração das fases é naturalmente parabólica, o que significa que a fase 1 é a mais longa e a fase 4, a da altseason, é a mais rápida. Porém, não tem um tempo de duração exata.
Em relação a isso, é importante destacar que as fases se sobrepõem e o fluxo do dinheiro pode reverter temporariamente para a fase anterior antes de continuar, mas sempre irá culminar na euforia da altseason.
Como todo movimento eufórico, ele tende a passar rápido, então, os compradores precisam estar atentos ao mercado.
Como se preparar para aproveitar a altseason?
Os compradores que querem aproveitar a altseason devem estar atentos ao mercado como um todo, acompanhando as tendências e identificando as mudanças no fluxo de dinheiro.
A principal informação nesse cenário é a dominância do Bitcoin e sua dinâmica com o Ethereum, pois é na queda dessas grandes moedas que as menores ganham força.
Então, investir em análises técnicas com a ajuda de gráficos é uma forma de se manter atualizado com essas alterações, além de auxiliar na identificação de reversões, etc.
Mas existem inúmeras altcoins no mercado cripto, correto? Com isso, é impossível acompanhar todas para descobrir qual tem chances de se destacar.
Então, os compradores precisam ficar de olho em relatórios, portais de notícias e até mesmo influenciadores do mercado que fazem análises e destacam quais altcoins e projetos tem potencial para gerar uma altseason.
Assim, cada comprador pode montar sua lista com criptoativos de interesse e que podem agregar na sua estratégia, interesses e perfil.
Armazene suas moedas digitais com segurança
Suas transações dentro e fora do período de altseason precisam ser realizadas com total proteção. Para isso, é necessário armazenar suas moedas digitais em um local confiável.
Comece com segurança encontrando uma exchange de criptomoedas (ou corretora) que é a responsável por possibilitar a compra, venda e armazenamento de criptoativos.
A Bitso é uma exchange de criptomoedas internacional que permite fazer transações em poucos minutos e com muita segurança.
A partir de R$ 25, você pode começar a explorar o mundo dos ativos digitais hoje mesmo. Como fazer isso? Acesse agora mesmo o site da Bitso ou baixe o app, disponível para Android e iOS, crie a sua conta e junte-se aos mais de 4 milhões de clientes da nossa plataforma.
Quer ficar expert no mundo das cripto? No Blog da Bitso, você tem acesso fácil a esse tipo de informação e muito mais relacionado ao mundo das criptomoedas.