Mindset financeiro: como a forma de pensar pode ajudar a melhorar suas finanças?

mindset financeiro

Sigmund Freud, médico neurologista e psiquiatra criador da psicanálise, disse: “O pensamento é o ensaio da ação”. Com base nessa frase, nos diga: quanto seus pensamentos estão influenciando e direcionando as decisões que tem tomado em relação ao seu dinheiro?

Nunca considerou uma relação entre eles? Então vem a gente que vamos explicar que há sim! No caso, estamos falando de mindset financeiro, que pode ser definido com a maneira como uma pessoa está “programada” para pensar e lidar com as suas finanças.

Essa “programação” é algo definido ao longo da vida, a qual é moldada sobre três pilares, que são a crença, a personalidade e os vieses comportamentais.

Se esses parâmetros estão contribuindo para uma situação financeira saudável e satisfatória, então tudo bem! O problema é quando acontece o contrário, levando a pessoa a contrair cada vez mais dívidas, ter dificuldade de atingir seus objetivos, entre outros pontos relacionados.

A boa notícia é que é totalmente possível mudar o mindset financeiro. Precisa saber como fazer esse ajuste? Então basta continuar a leitura deste artigo para descobrir!

O que é mindset financeiro e como ele é moldado?

A palavra mindset, em português, significa mentalidade. Desse modo, é possível entender que mindset financeiro é um conceito que se refere ao tipo de pensamento que uma pessoa tem sobre dinheiro.

Esse modo de pensar, por sua vez, é o que vai direcionar suas ações, visto que o pensamento desperta sentimentos, os sentimentos atitudes e essas, por sua vez, resultados.

Assim como dissemos logo na abertura deste artigo, o mindset financeiro é moldado por três pilares básicos, que são crença, personalidade e vieses comportamentais.

Crença

Certamente, o pilar mais enraizado, as crenças são formadas logo na infância, e têm como base as orientações, comportamentos, falas e atitudes observadas e recebidas dos adultos.

O fato é que, ainda que tenham sido formadas nessa fase da vida, as crenças seguem com a pessoa para a vida adulta, influenciando diretamente as suas ações, posturas e decisões.

Somada a essa há as crenças sociais, que são padrões absorvidos do grupo social no qual se convive e de seu modo de pensar e agir em relação dinheiro. 

Personalidade

A personalidade de uma pessoa é formada por diversas influências distintas, e podem intensificar ou atenuar suas crenças. 

No que se refere especificamente à relação que se tem com o dinheiro, personalidades pessimistas tendem a enxergar a obtenção desse recurso somente na base de muito esforço e sacrifício.

Já personalidades otimistas costumam identificar oportunidades, ainda que em situações tidas como difíceis. 

Vieses comportamentais

Os vieses comportamentais estão relacionados às tomadas de decisão. Quanto uma pessoa precisa decidir algo, comumente há uma série de informações e orientações ao seu redor. 

Como o cérebro, comumente, não consegue analisar todas elas, acaba optando por um “atalho”, o qual é baseado em ações e comportamentos anteriores. A questão é que essas decisões passadas podem ter sido erradas, levando a pessoa a cometer atos errôneos novamente.

Quando é preciso mudar o mindset financeiro?

Neste exato momento em que você está lendo este artigo pela primeira vez, certamente, já deve ter os seus preceitos financeiros formados, certo? — afinal, todas as pessoas têm, ainda que não sejam satisfatórios.

A dúvida que fica quanto a isso é: como saber se o seu mindset financeiro é adequado ou não para garantir uma boa relação entre você e o seu dinheiro? 

Para responder a essa pergunta, antes, você precisa responder outras questões, tais como:

  • Você está com muitas dívidas?
  • Sua renda mensal atual está compatível com as suas expectativas?
  • A receita que tem permite realizar seus planos, ou precisa sempre adiá-los?
  • Sua vida financeira é confortável, permite arcar com suas contas e ainda guardar e/ou investir um valor todos os meses?
  • Seu salário é usado apenas para pagar as suas contas e dívidas?

Se uma ou mais perguntas receberem uma resposta positiva, esse é o indicativo que está na hora de modificar a sua mentalidade sobre dinheiro.

O que é preciso para modificar essa mentalidade?

Mas como fazer essa mudança, considerando que alguns pilares dessa mentalidade financeira são bastante arraigados, como é o caso da crença? Para essa modificação a sugestão é seguir estes passos:

  • buscar por autoconhecimento;
  • ter objetivos claros;
  • montar um planejamento e definir estratégias;
  • se comprometer e manter a paciência;
  • se recompensar pelo esforço.

Buscar por autoconhecimento

O primeiro passo para modificar a mentalidade financeira é se autoanalisar. Isso quer dizer, olhar para si e investigar, de maneira profunda e sincera, quanto suas crenças, personalidade e vieses comportamentais estão afetando a relação que você tem com o dinheiro.

Obviamente, não é algo que dá para mudar do dia para noite. Mas uma vez que esses pontos são identificados, fica mais fácil encontrar meios de aprimorá-los.

Ter objetivos claros

Quando se tem objetivos claros, saber qual caminho seguir se torna mais fácil. Para definir propósitos realistas e possíveis de serem alcançados, você pode estabelecer metas financeiras em curto, médio e longo prazo. 

Dessa forma tem a chance de realizar uma de cada vez e, com isso, evoluir e fortalecer a sua mentalidade financeira conforme alcança seus objetivos.

Montar um planejamento e definir estratégias

Em linhas gerais, tudo o que é concreto ajuda a mudar pensamentos. Por essa razão, montar um bom planejamento financeiro e definir estratégias tende a ajudar em processos de mudança de mindset.

No caso, estamos falando sobre olhar de uma forma realista para as suas finanças, a fim de identificar pontos de perda e, assim, definir estratégias que ajudem a solucionar problemas, a exemplo de o que pode ser feito para se livrar das dívidas.

Se comprometer e manter a paciência

É essencial firmar um acordo com você mesmo, e cumpri-lo. Isso é bem importante porque estará modificando seu modo de pensar e de agir e, muitas vezes, é comum (mais fácil e cômodo) voltar aos velhos hábitos. 

Por essa razão, tenha paciência com você. Ainda que cometa algum deslize nesse trajeto, volte para o foco e siga a sua caminhada. 

Se recompensar pelo esforço

Para cada etapa conquistada desse processo, não deixe de se parabenizar e de se “presentear” de alguma forma, visto que reforços positivos ajudam a firmar pensamentos e atitudes.

Pode ser comprar algo que queria muito, fazer uma pequena viagem, conhecer um restaurante novo, entre outras possibilidades. Mas sempre considerando que isso deve ser compatível com a sua atual condição financeira e não gerar novas contas.
O que descobriu neste artigo vai ajudar você? Pois saiba que no blog da Bitso tem vários outros conteúdos sobre finanças com dicas e orientações tão valiosas quanto essas. Aproveite e confira agora mesmo!

O Time Bitso é formado por especialistas em criptomoedas, garantindo informações seguras e precisas sobre o mundo cripto.