Os 3 maiores benefícios de Crypto as a Service no mercado de criptomoedas

benefícios do Crypto as a Service

Um dos maiores benefícios do Crypto as a Service é a possibilidade de aumentar o número de empresas e instituições financeiras que oferecem o serviço de compra e venda de criptomoedas, tornando o acesso das pessoas aos ativos digitais mais fácil.

“Crypto as o quê?” Bem, antes de falarmos das vantagens, é melhor começarmos explicando o que significa e contempla essa solução, certo?

O Crypto as a Service segue a mesma proposta das demais estratégias “as a service”, que significa “como um serviço”. Na prática, trata-se de uma tecnologia em nuvem criada e fornecida por uma empresa especializada em uma área que “aluga” esse recurso para que outros negócios também passem a usá-lo.Ainda tá confuso? Então vamos explicar com um exemplo para ficar mais fácil. 

Imagine que no seu trabalho você precisa de uma ferramenta para fazer a gestão dos pedidos que chegam. Ao invés de comprar um software específico para isso e ter que lidar com questões como licença, instalação e atualização, você contrata o serviço de uma organização especializada e paga uma taxa pelo uso do sistema.

Todas as questões que citamos ficam por conta de quem desenvolve e oferece a solução. A quem contrata, basta utilizar — este é um exemplo de SaaS, software as a service.

Trazendo esse conceito para o mundo das criptomoedas, surge o Crypto as a Service, que é um recurso tecnológico que permite que empresas, fintechs e bancos passem a oferecer aos seus clientes também o serviço de compra e venda de ativos digitais, assim como acontece hoje nas exchanges.

Essa é uma das tendências previstas para 2022, a qual pode beneficiar companhias dos mais variados segmentos e as pessoas que utilizam os seus serviços.

Quer saber mais o que esperar desse cenário e quais benefícios do Crypto as a Service podem ser interessantes para você? Então continue a leitura deste artigo!

O que é Crypto as a Service?

Crypto as a Service é a oferta de uma tecnologia que permite que instituições financeiras, bancos digitais, startups, e negócios dos mais variados segmentos possam entregar para os seus clientes serviços atrelados ao mundo das criptomoedas.

No Brasil esse é um conceito  pouco explorado até o momento, mas no mercado internacional já existem empresas que fornecem esse tipo de serviço. 

A Paxos, por exemplo, é uma instituição financeira e empresa de tecnologia especializada em blockchain, que conta com um modelo visto como bem-sucedido de stablecoin as a service. 

Dentre os ativos que a empresa oferece citamos o Pax Dollar (USDP), criptoativo atrelado ao preço de dos dólares americanos e o Pax Gold (PAXG) que é precificado com base no preço equivalente a 31 gramas de ouro (ou 1 onça troy). 

“De forma prática, o que isso significa?” Significa que uma empresa, independentemente do seu ramo de atuação, poderá usar uma solução Crypto as a Service para entregar aos seus clientes o serviço de compra e venda de criptomoedas, sem precisar se desviar do seu negócio principal para isso.

Por exemplo, um banco digital terá a chance de, além dos produtos bancários típicos com conta digital, cartão de crédito, empréstimos, entre outros, liberar para as pessoas a opção de negociar criptos e tokens, se essa abordagem for relevante para o seu público-alvo.

Essa é uma tendência similar a um conceito bastante utilizado por aqui, o Banking as a Service que permite, por exemplo, que redes varejistas tenham os seus próprios bancos digitais com a oferta de cartões próprios da marca e outros serviços financeiros para os clientes.

Exemplos de Crypto as a Service 

Como dissemos, com a adoção dessa infraestrutura um banco digital, ou mesmo um banco tradicional, poderá entrar no mercado de criptoativos e expandir o leque de produtos oferecidos para as pessoas.

Aplicativos de delivery poderão aceitar que os pedidos sejam pagos com criptos e/ou tokens, de forma fluida e facilitada, já que seus apps estão programados para lidarem com esse meio de pagamento da mesma forma que fazem hoje com os demais.

Ou seja, as possibilidades são muitas e, conforme o mercado de Crypto as a Service começar a ser explorado no Brasil, novas aplicações tendem a surgir.

Quais são os benefícios do Crypto as a Service?

Com tudo explicado mais claramente, fica mais fácil identificar e entender os benefícios do Crypto as a Service. Dentre eles, os mais relevantes são:

  • ampliação dos canais para compra e venda de criptomoedas;
  • aumento no número de pessoas participantes nesse mercado, fomentando seu crescimento;
  • possibilidade de as empresas integrarem a oferta de ativos digitais às suas soluções.

Ampliação dos canais para compra e venda de criptomoedas

Atualmente, existem basicamente duas formas de negociar criptomoedas, que é diretamente com outra pessoa ou utilizando os serviços de uma exchange — por exemplo, a Bitso. A segunda forma tende a ser bem mais segura, visto que as corretoras de criptomoedas fazem toda a intermediação da transação. 

Com a utilização da infraestrutura Crypto as a Service, outros negócios poderão atuar dessa forma, ampliando os canais de acesso das pessoas a esse tipo de serviço e, consequentemente, ao mundo dos criptoativos.

Aumento no número de pessoas participantes nesse mercado, fomentando seu crescimento

E aumentando o número de pessoas que são inseridas nesse universo, a expectativa é que isso impulsione a sua expansão, visto que chamará a atenção de pessoas físicas e pessoas jurídicas para a ideia do uso de um ativo digital descentralizado e todas as suas vantagens do seu uso, inclusive, como um meio de pagamento.

Possibilidade de as empresas integrarem a oferta de ativos digitais às suas soluções

Assim como dissemos algumas vezes ao longo deste artigo, as companhias dos mais variados segmentos terão a chance de entrar no mercado de criptomoedas de uma forma mais otimizada.

Do ponto de vista empresarial, essa é uma boa maneira de expandir o leque de soluções oferecidas, trazendo um diferencial competitivo e deixando a marca mais atrativa. Considerando a visão dos clientes, é uma forma de encontrar tudo o que precisam em um único lugar, facilitando o seu dia a dia

É preciso tomar cuidado com as empresas que oferecem Crypto as a Service?

Mas ainda que existam todos esses benefícios do Crypto as a Service, é preciso tomar alguns cuidados com essa tendência.

Uma delas é o fato que a compra e venda de criptoativos não estará sendo realizada em uma empresa especializada nesse segmento — ao contrário do que acontece com as corretoras de criptomoedas brasileiras.

Por esse motivo é essencial se atentar a pontos como camadas de segurança oferecidas, liquidez, taxas, entre outros relacionados. 

Vale lembrar que, infelizmente, existem diferentes tipos de golpes virtuais que são aplicados diariamente. E pelo fato de o Crypto as a Service ser um mercado novo, é bem importante redobrar os cuidados para não se tornar a próxima vítima. Sobre isso, a nossa dica é que você assista a este vídeo da Bitso sobre golpes em criptomoedas. 

De qualquer forma, o Crypto as a Service é uma tendência que tem tudo para aumentar a utilização de criptomoedas no nosso dia a dia. Não deixe de ler outros artigos no Blog da Bitso para entender essa e outras tendências do universo cripto!


Conheça a Bitso, exchange que já possui mais de 5 milhões de usuários e mais de 40 criptoativos em seu portfólio! Baixe agora mesmo nosso app (disponível para Android e iOS) e venha fazer parte desse novo mundo das finanças!

O Time Bitso é formado por especialistas em criptomoedas, garantindo informações seguras e precisas sobre o mundo cripto.