Ao entrar para o mundo das criptomoedas, é bem importante conhecer várias formas de analisar esses ativos.
A ideia com isso é conseguir identificar tanto os momentos mais promissores para compra e venda de criptos quanto quais têm maior potencial de crescimento, a fim de evitar perdas financeiras. Por conta disso, você precisa saber o que é Tape Reading.
“Saber ‘leitura de fita’?” Bem, a tradução literal é essa, mas, na prática, é um pouco diferente — e bem mais moderno.
Tape Reading é uma técnica de análise muito, mas muito antiga, na qual operadores (traders) avaliam, principalmente, dois pontos de um ativo: volume e preço.
Inicialmente, essa técnica era utilizada apenas para acompanhar as negociações feitas na Bolsa de Valores, mas conforme novos produtos foram surgindo, a Tape Reading passou a ser utilizada para analisá-los também. Assim, além das ações, ela serve também para câmbio, contratos futuros e criptomoedas.
Entre as vantagens dessa forma de análise, uma das que mais se destaca é a obtenção de dados mais precisos, o que tende a elevar as chances de acerto nas tomadas de decisões.
Mas teria alguma desvantagem? Como isso funciona, na prática? Continue a leitura deste artigo para conferir essas e outras respostas sobre o que é Tape Reading!
Afinal, o que é Tape Reading? Como surgiu?
Conforme mencionamos na nossa explicação inicial sobre o que é Tape Reading, trata-se de uma forma de análise de ativos que permite verificar tendências de mercado, formação de preços, volume de negociações e os impactos que tudo isso causa no mercado em questão.
A proposta dessa ferramenta é dar a investidores e entusiastas bases mais concretas para suas tomadas de decisões, as quais ficam pautadas em dados reais e no comportamento dos ativos.
E de onde isso surgiu? Lembra que logo no início deste artigo dissemos que a Tape Reading era muito, mas muito antiga? Pois bem, sua origem está entre os anos de 1860 e 1870.
Naquela época, as transações de compra e venda de ações eram informadas por meio de fitas, cujo modelo foi inventado por Edward A. Calahan. Essas fitas continham informações sobre volume, preço e horário das negociações de ações, e era por meio desses dados que os traders identificavam quais eram as melhores oportunidades de negócio.
Thomas Edison — sim, o mesmo que inventou a lâmpada incandescente — também faz parte dessa história, pois foi ele quem criou as Ticker Tape Machine, máquinas que eram distribuídas entre as corretoras para divulgar as informações das fitas.
A questão é que essas máquinas chegavam aos lugares com atraso entre 5 a 15 minutos, o que podia influenciar, e muito, nas decisões a serem tomadas. Ainda bem que tudo evoluiu e essa forma de análise também se modernizou!
Como funciona a Tape Reading?
Agora que ficou claro o que é Tape Reading, você deve estar se perguntando como essa forma de análise funciona na prática e como ela se aplica às criptomoedas, acertamos? Então, vamos à explicação!
O principal objetivo dessa técnica de análise de ativo é identificar alterações de oferta e demanda, e mudanças nos livros de ofertas, pontos que, consequentemente, influenciam nos preços.
Por conta disso, atualmente a Tape Reading é dividida em três formatos de operações, que são:
- histórico de negócios;
- volume de profile;
- book de ofertas.
Histórico de negócios
O histórico de negócios consiste em uma avaliação dos dados gerados por transações realizadas em determinado período.
No mundo das criptomoedas, propriamente dito, esse histórico permite identificar o caminho que determinada moeda digital está seguindo, quantidades que estão sendo negociadas, entre outros pontos semelhantes.
As movimentações das baleias, por exemplo, é uma das informações que podem ser obtidas, a qual impacta fortemente no preço dos ativos digitais.
Volume de profile
Também considerando um determinado intervalo de tempo, o volume de profile aponta para o trader a quantidade de negócios que foram realizados com determinado ativo. Com isso, ele tem a chance de identificar, por exemplo, tendências de preços e se essa movimentação está direcionada para quem compra ou para quem vende.
Book de ofertas
O book de ofertas, ou simplesmente livro de ofertas, mostra as intenções de compra e venda, com base nos registros de ordens e de valores.
Esse dado contribui para definir o preço geral de mercado de uma cripto, comparar valores de compra e de venda e, com isso, analisar se está tendo valorização ou não.
O que observar na Tape Reading?
Ao utilizar a técnica Tape Reading é possível acompanhar as movimentações do mercado em tempo real, tendo como base dados concretos e atualizados constantemente.
Entre os pontos que podem ser observados nesse modelo de análise está a tendência que uma criptomoeda está seguindo, ou seja, se ela está em crescimento ou em queda, e se basear nessa informação para decidir se o momento está propício para compra, para venda, ou se é melhor, simplesmente, aguardar.
Isso é possível porque pela Tape Reading o trade tem informações que permitem fazer a análise do fluxo de ordens dessa cripto, observando suas movimentações, intenções de negociações e outros critérios relacionados que afetam o seu preço.
Para que serve a Tape Reading no mundo das criptomoedas?
No mundo das criptomoedas a Tape Reading serve para:
- trazer uma visão geral e mais precisa sobre os atuais movimentos desse mercado;
- fornecer dados mais precisos para as análises;
- gerar melhor embasamento para as tomadas de decisão;
- contribuir para a identificação de momentos melhores para realizar operações.
Aqui, é importante deixarmos claro que, por mais que essa técnica de análise traga todas as vantagens, comumente ela é sugerida para pessoas que têm um conhecimento mais aprofundado desse mercado.
Os motivos pelos quais é necessário ter mais experiência para utilizar a Tape Reading são:
- essa técnica exige mais horas de dedicação, esforço e estudo;
- é preciso boas ferramentas de análise, o que inclui computadores e internet rápidos e modernos;
- boa parte das interpretações são intelectuais, o que leva a uma boa capacidade de interpretação para chegar às conclusões.
Mas isso não quer dizer que você deva desanimar e desistir de usar essa forma de análise para melhorar a sua estratégia no universo das criptomoedas — na verdade, é bem ao contrário disso!
Assim como acabou de descobrir o que é Trade Reading por meio deste artigo, existem vários outros aqui, no blog da Bitso, que ajudarão você a entender cada vez mais tudo o que compõe esse mercado.
Por isso, não perca mais tempo! Confira agora mesmo os nossos outros conteúdos e tenha todas as informações, dicas e orientações que precisa para entrar de vez no mundo cripto!