Drawdown: o que é e como usá-lo para avaliar investimentos?

drawdown

O drawdown é um indicador muito usado no mercado financeiro tradicional, mas que também é bastante útil para analisar riscos e rentabilidade de criptomoedas.

Os investimentos de renda variável como ações e moedas digitais precisam ser acompanhados de perto, pois são ativos voláteis, ou seja, alcançam máximas e mínimas que podem comprometer ou não os resultados esperados.

Então, se você tem um perfil de investidor arrojado, mas que não gosta de jogar no escuro, conhecer como funciona o drawdown nas atividades de trade vai contribuir bastante para a assertividade das suas análises.

Neste artigo, vamos explicar o que é, a importância, como calcular e analisar os resultados de drawdown dos ativos da sua carteira. 

Continue lendo e conheça em detalhes esse índice. Boa leitura!

O que é drawdown?

O drawdown (DD) é um termo em inglês que pode ser traduzido como ‘redução’, ou seja, é um índice que mostra a queda em um investimento ou fundo comparado ao preço máximo alcançado dentro de um período de análise determinado

Então, tendo um ponto máximo como referência, o investidor analisa qual foi a variação de queda e se o ativo se recuperou ou não.

Como mencionamos acima, o drawdown é muito utilizado nas análises do mercado de renda variável, como é o caso das criptomoedas que sofrem bastante com a volatilidade. 

Mas afinal, para que serve a estratégia drawdown?

Ter uma estratégia drawdown serve para criar parâmetros para a análise de rentabilidade e para a gestão de riscos de um ativo.

Se o cálculo é feito corretamente, a porcentagem de queda no período analisado vai ajudar a decidir se vale a pena continuar com uma determinada criptomoeda na carteira e também compará-la com outras moedas para definir qual é a mais vantajosa. 

Assim, os traders ou investidores conseguem ficar com as opções mais vantajosas, minimizando as perdas com a volatilidade. 

Via de regra quanto menor é o resultado do drawdown, mais estabilidade um ativo financeiro tem e vice-versa. 

Qual a importância do drawdown no trade?

No mercado de renda variável, os ativos negociados vem acompanhados de um risco, mas monitorando o drawdown é possível tomar decisões com segurança e assertividade. Por isso, ele é um indicador tão importante para avaliar o sucesso das atividades de trade.

Outro fator que ressalta a importância do drawdown nas análises é que identificando um movimento de queda além do esperado, os traders podem refazer suas estratégias, se desfazendo de um ativo e adquirindo outro que esteja com um desempenho melhor.

Afinal, o segredo para ter uma coleção de criptomoedas que vale a pena manter é combinar as que possuem mais estabilidade no mercado cripto no médio e longo prazo.

Os ativos mais estáveis como o Bitcoin (BTC), por exemplo, que apesar das quedas recentes não perde seu valor de mercado, podem ser equilibrados com a inclusão de outras moedas fortes na carteira como o Ether (ETH)

Assim, a estratégia de compra permite apostar em outras oportunidades, sem prejudicar o conjunto, pois é possível se desfazer das moedas com alto drawdown que não estão tendo o desempenho esperado.  

Como calcular o drawdown de um ativo? 

Existe uma fórmula simples para calcular o drawdown:

Drawdown (DD) = (Valor máximo – valor mínimo) ÷ valor máximo.

Para fazer essa conta é necessário definir o período de análise e identificar o pico de cotação alcançado, ou seja, o valor máximo e depois o vale, que é o valor mínimo de cotação registrado.

Com os dados em mãos, basta fazer o cálculo segundo a fórmula acima e multiplicar o valor gerado por 100 para obter o resultado final em porcentagem (%).

Exemplo de cálculo do drawdown

Considere uma criptomoeda que alcançou a cotação máxima de R$15 em uma semana e mínima de R$9. A conta que deve ser feita é a seguinte:

DD = (15 – 9) ÷ 15 = 0,4 x 100 = 40%.

Um drawdown de 40% é uma variação bastante significativa, pois está bem próximo da metade do valor. Mas é válido destacar que apenas o DD pode indicar um cenário muito negativo e nem sempre isso se mantém. 

Daí a necessidade de saber como avaliar o drawdown corretamente para não se desfazer de ativos precocemente.

Como analisar os resultados do drawdown?

Existem três pontos importantes que devem ser considerados depois de calcular o drawdown para conseguir interpretar corretamente o movimento do ativo no mercado. São eles:

1. Dimensão da perda

Como estamos falando de mercado cripto, a volatilidade nunca deve ser desconsiderada. Portanto, é preciso avaliar o resultado de drawdown nesse contexto para identificar qual foi a dimensão da perda ou se a queda representa apenas a volatilidade natural a qual o ativo está sujeito.

Por exemplo, se depois de uma semana a criptomoeda analisada fechou em queda, ou seja, não se recuperou, aí sim é possível concluir que houve prejuízo e saber qual foi a dimensão da perda.

2. Período de drawdown

O período de drawdown, ou seja, de queda na cotação da criptomoeda também influencia na análise do resultado obtido e ajuda a entender melhor o comportamento do ativo no mercado.

Então, por meio dos gráficos, veja qual foi o tempo de duração da queda, se a cotação se recuperou ou se fechou abaixo e como foi a oscilação até a recuperação ou se consolidou a tendência de baixa. 

Leia também: Como analisar os gráficos de criptomoedas? 7 dicas.

3. Tempo para melhora

O terceiro fator para cravar se o drawdown foi realmente ruim ou bom no final da análise é o tempo, ou seja, com que velocidade o ativo recuperou seu valor.

De preferência, o período e o tempo de melhora devem ser curtos, indicando que a criptomoeda não se manteve em baixa por muito tempo. 

Esses três fatores em conjunto proporcionam uma análise mais ampla e assertiva sobre um determinado ativo, dando mais segurança nas tomadas de decisão sobre mantê-lo ou não na carteira.

Além disso, é possível comparar o drawdown de criptomoedas diferentes para fazer um filtro e definir quais são as mais vantajosas e que fortalecem os investimentos.  

Está interessado no mercado cripto? Conheça as ‘Criptomoedas promissoras: 7 que vale a pena conhecer’ neste outro artigo do blog.

Acesse o site da Bitso, abra a sua conta e comece a usar as soluções da plataforma para criar sua estratégia de compra de tokens e criptomoedas.

O Time Bitso é formado por especialistas em criptomoedas, garantindo informações seguras e precisas sobre o mundo cripto.